| 23/11/2008 18h06min
Por alguns minutos, Jihad Kohdr, o único brasileiro a chegar até as finais do WQS seis estrelas prime de Haleiwa, chegou a sentir o gostinho de conquistar o título. Mas o taitiano Michel Bourez deixou para o paranaense de Matinhos apenas o segundo lugar. O havaiano Kekoa Bacalso completou o pódio, seguido pelo havaiano Dusty Payne, em quarto. Veja as melhores fotos!
Com segundo lugar, Jihad, que está em situação delicada no Circuito Mundial, 43º lugar no WCT, passa do 20º para o quinto lugar no ranking do WQS, e garante a permanência na elite de 2009. Em agosto, o brasileiro também chegou à final do WQS seis estrelas prime da França. O taitiano passou de 17º para o segundo lugar depois do título e tambpem se classificou para o WCT.
— Eu sabia que algo ia acontecer aqui no Havaí. O ano de 2009 vai ser praticamente o meu primeiro ano no WCT — diz Jihad.
Nota 9,77 de taitiano define o campeão
Jihad saiu na frente na bateria final, mas logo perdeu o posto para o taitiano e o havaiano, que aproveitaram uma boa série de tubos e garantiram notas altas. A 8 minutos do fim, Jihad pegou uma boa direita, mas deixou a melhor onda da série passar para Michel Bourez. O taitiano arrancou 9,77 e praticamente definiu com quem ficaria o título.
Jihad até tentou ameaçar o taitiano, mas conseguiu apenas tirar o vice do havaiano no fim, somando 16,50. Bourez, que dedicou o título ao Malik Joieux, big rider taitiano que morreu em pipe em 2005, fez 16,77, e Kekoa, 15,83.
Depois de Haleiwa, o circuito de acesso terá mais uma etapa seis estrelas prime. Será em Sunset. De lá, apenas os integrantes do WCT disputam o Pipeline Masters, último desafio da temporada.
As informações são do site Globoesporte.com