| 31/10/2008 12h50min
O atacante Guilherme tem a perspectiva de atingir uma marca histórica com a camisa Cruzeiro até o fim do ano. O gol marcado na vitória sobre o Grêmio foi o 17º pela competição e o colocou como o quarto jogador que mais vezes balançou as redes pelo clube em uma mesma edição de Campeonato Brasileiro. O meia Alex, hoje no Fenerbahçe, lidera com os 23 gols, feitos na campanha do título de 2003.
Guilherme, que completou 20 anos na semana passada, superou o meia Kelly, que em 2005 anotou 16 vezes. Na sua frente estão os atacantes Fábio Júnior, com 18 em 1998, e Alex Alves, com 22 em 1999.
O camisa 11 tem mais seis jogos até o término do Brasileirão para marcar sete gols e ultrapassar Alex, que em 2003 disputou a competição com 24 clubes e 46 rodadas. Este ano, são 20 participantes e 38 partidas para cada time. A tarefa é difícil e não preocupa o cruzeirense. Ele quer mesmo é levantar a taça.
– Espero marcar mais gols, independentemente de estatísticas, e ajudar o clube a ser campeão. Se eu puder marcar mais gols, ficarei muito alegre e agradecido a Deus – disse o jogador em entrevista ao site oficial do Cruzeiro.
O desempenho nas rodadas finais pode levar Guilherme a uma outra façanha. O jogador disputa a condição de principal goleador do Brasileiro 2008. O líder no momento é o santista Kléber Pereira, com 21 gols. Alex Mineiro, do Palmeiras, e Washington, do Fluminense, têm 18.
– Seria uma situação privilegiada alcançar a artilharia com tão pouca idade. Mas não vejo problema algum se ficar atrás desses três, que na minha opinião são os melhores atacantes, hoje, do país. Como ainda faltam seis jogos, tudo pode acontecer – avaliou.
O jovem atacante começou nas categorias de base do clube em 2003 e ganhou destaque na campanha do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2007, quando foi vice-artilheiro da competição, com sete gols. O jogador foi promovido ao profissional naquele mesmo ano.
Ao todo, Guilherme já disputou 80 jogos pelo time principal do Cruzeiro e fez 35 gols. O atacante é o artilheiro do time na temporada, 22 em 47 jogos, sete a mais que Marcelo Moreno, que ocupa a segunda posição, mas já deixou o clube rumo ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Guilherme também briga pela artilharia da competição com Kléber Pereira, do Santos
Foto:
Divulgação, Cruzeiro