| 25/10/2008 20h26min
A rodada deste sábado foi a melhor possível para Grêmio, São Paulo e Flamengo. Após a derrota do Palmeiras para Fluminense, o Cruzeiro também saiu de campo derrotado ao sofrer 1 a 0 diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba. O único gol do jogo foi marcado por Rafael Moura, aos 8 minutos do segundo tempo.
O resultado não livrou o time paranaense da zona de rebaixamento, agora com 31 pontos, em 18º lugar, mas evitou que a equipe mineira retomasse a vice-liderança do Brasileirão — está agora em terceiro lugar, com 55 pontos, atrás de Grêmio e São Paulo.
Apesar do discurso dos jogadores atleticanos de que para escapar do rebaixamento seria preciso mais do que 100% do esforço de todos, o time começou muito lento neste sábado. O Cruzeiro se aproveitou disso e logo controlou o jogo. Quando o Atlético acordou, aos 19 minutos, Geilson entrava livre para marcar o gol, mas foi derrubado na entrada da área, o que custou a expulsão do zagueiro cruzeirense
Thiago Heleno.
Mas ainda
no primeiro tempo, o Atlético, que já não podia contar com cinco jogadores que estavam machucados, perdeu Renan e Geilson, também contundidos. Apesar de estar com um jogador a menos, o Cruzeiro não diminuiu a pressão sobre o adversário, que procurava explorar o contra-ataque. Mas a marcação era muito forte em ambos os lados, não permitindo jogadas mais perigosas.
— Com um homem a mais a gente não pode deixar de fazer um gol. Tem que cruzar bem a bola para furar esse bloqueio — disse o lateral Netinho, ao sair para o intervalo.
Como Netinho tinha alertado, foi de um cruzamento que surgiu o gol do Atlético, aos nove minutos do segundo tempo. Ele mandou para a área, Antônio Carlos tocou para o gol e, no rebote do goleiro Fábio, o atacante Rafael Moura desviou para fazer 1 a 0.
A vantagem no placar fez com que o Atlético segurasse um pouco o ímpeto. Os jogadores passaram apenas a marcar e deram espaço para o Cruzeiro, que foi para cima em busca do
empate.
Aos 32 minutos, o Atlético
teve a chance de marcar o segundo gol, mas Ferreira, que estava livre para arrematar, passou a bola para Pedro Oldoni, que não esperava o passe. No lance seguinte, Rafael Moura fez falta e também foi expulso. Imediatamente, o técnico Adilson Batista tirou o lateral Jonathan para a entrada do atacante Wanderley, em busca do gol de empate para o Cruzeiro. Mas o time mineiro nada conseguiu.