| 23/10/2008 23h55min
O time de basquete de Joinville Ciser/Araldite/Univille venceu em casa o Torneio Desembargador Ricardo Roesler, na noite desta quinta-feira, no Ginásio Ivan Rodrigues. A equipe bateu o atual vice-campeão brasileiro Pitágoras/Minas por 85 a 50. Esta foi a primeira grande competição que o Ciser/Araldite/Univille disputou depois do Nacional de Basquete.
O quadrangular nacional, que ocorreu em Joinville, teve a participação de três semifinalistas da última edição do Nacional. Além da equipe da casa e dos mineiros, Universo/Brasília e ULB/Londrina participaram do torneio.
Para a Ciser/Araldite/Univille, o quadrangular foi o teste que faltava para avaliar a preparação, que começou no final de julho. O próximo compromisso do time é o Sul-americano, que será em Guaiaquil, no Equador, de 4 a 9 de novembro. O atual campeão são os mineiros. E foi visando esta competição que os times encararam o torneio realizado em Joinville.
A decisão entre a equipe
joinvilense e os mineiros foi jogo de levar
ao delírio os torcedores que foram ao ginásio. No primeiro quarto, os visitantes levaram a melhor e saíram com 11 a 15. Mas depois, os comandados do técnico Alberto Bial impuseram a força defensiva e melhoraram no ataque. Conseguiram passar a frente no placar, com uma atuação inesquecível do ala André, que, sem medo, partiu para cima dos adversários e fez pontos importantes. A equipe foi para o intervalo vencendo por 35 a 24.
Com o apoio da torcida, a Ciser/Araldite/Univille manteve o desempenho e conseguiu administrar a vantagem. No terceiro, o Minas ficou sete minutos sem marcar um ponto. A equipe mineira tentou uma reação no último período, mas esbarrou na boa defesa do Joinville.
Apesar da vitória contra o atual vice-campeão do Nacional e do título, o capitão do time joinvilense, Shilton, explicou que ainda é cedo para tirar conclusões.
— Demonstramos que temos um grupo forte e que vamos brigar. Graças aos patrocinadores conseguimos ter peças
de reposições. Mas não podemos pensar
que vamos ter vida fácil — justificou.
O bom desempenho joinvilense rendeu até elogios do técnico do Minas, Flávio Davis.
— A equipe de Joinville está bem montada e tem uma defesa muito forte. Não foi nenhuma surpresa o título conquistado — analisou.
Jogador da Ciser/Univille e auxiliar do técnico Alberto Bial, o armador Espiga disse que apesar do bom resultado, é preciso manter os pés no chão.
— Não podemos nos empolgar. Acredito que estes sejam os primeiros jogos dessas equipes e querendo ou não, começamos bem antes nossa preparação, o que fez a diferença — observou.