| 20/10/2008 11h13min
A paixão pelo Corinthians levou Serginho Groisman à literatura e ao cinema. O apresentador do programa Altas Horas, da Globo, é o autor de Meu Pequeno Corintiano, que será lançado hoje em São Paulo. Também é dele o roteiro de Fiel — o Filme , previsto para estrear em 2009.
O livro Meu Pequeno Corintiano é dirigido ao público infantil. O jornalista conta para os baixinhos a história de um dos maiores times do país e fala sobre sua trajetória como torcedor. As ilustrações são de Carlinhos Mller, do Grupo Estado.
— A minha história com o futebol tem a ver com o meu pai, que é são-paulino. Ele tentou me fazer torcer para o São Paulo, mas não conseguiu. Escrevi as minhas experiências e a história do time — conta.
Segundo ele, "foi diferente escrever para criança, mas não difícil".
— A criança de hoje tem uma compreensão do mundo mais real, mas isso não
significa que não há mais o imaginário. Não usei uma linguagem infantilóide — explica.
O trabalho é o quarto volume da série Meu Time do Coração, que já teve como temas Grêmio, Juventude e Internacional.
— O livro é licenciado, mas não tem vínculo político-partidário (com os dirigentes do Corinthians). Nunca me envolvi na política do clube, sempre quis ser torcedor. Tive a chance de ser jornalista esportivo, mas não quis. Não quero começar a entender como funcionam os bastidores.
Já o documentário Fiel — O Filme tem roteiro de Groisman e Marcelo Rubens Paiva e direção de Andrea Pasquini. A fita vai mostrar a trajetória da equipe em 2007, ano em que foi rebaixada para a série B do Campeonato Brasileiro, e em 2008, ano em que caminha para retornar à série A.
— O Corinthians no ano passado e a volta (para a elite do futebol nacional), na verdade, são pano de fundo para a história da torcida. Os torcedores podem enviar depoimentos e vídeos para o site do filme e podem virar personagem. A
gente já recebeu 1.400 histórias em menos de um mês — conta.
Aniversário comemorado em Porto Alegre
Serginho Groisman pode se aventurar na literatura e no cinema, mas finca os pés na televisão. Vai ao ar no próximo sábado, o especial de oitavo aniversário do Altas Horas. O programa foi gravado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, no último dia 6. As cantoras Maria Rita e Mallu Magalhães, o cantor Arnaldo Antunes e as bandas Cachorro Grande, Fresno e Sepultura são alguns dos nomes que marcam presença na festa.
O livro é o quarto volume da série Meu Time do Coração, que já teve como temas Grêmio, Juventude e Internacional
Foto:
Divulgação