| 14/10/2008 13h37min
A governadora Yeda Crusius assinou, nesta terça, no Palácio Piratini, o termo de cooperação entre o Estado do Rio Grande do Sul e a prefeitura de Porto Alegre para a Copa de 2014. Foram empossados os integrantes do comitê executivo e do grupo de trabalho que vão atuar em prol da participação de Porto Alegre como subsede do Mundial do Brasil.
O Comitê Executivo é formado pela união da comissão responsável pela interação com a CBF e Fifa, coordenada pela Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, e a Frente Parlamentar criada em 16 de abril e liderada pelo deputado Luís Augusto Lara. O grupo de trabalho terá a responsabilidade de apresentar planos de ações para atrair a adesão de núcleos como universidades, federações empresariais e prefeituras em torno de metas e de investimentos para que a capital gaúcha venha a abrigar jogos da Copa.
Um levantamento de necessidades de infra-estrutura para que o Estado receba equipes e turistas está entre as prioridades. Os resultados serão repassados aos governos estadual e federal, com projeções de recursos a serem captados.
A escolha das subsedes da Copa 2014 ocorrerá em março de 2009, segundo o calendário da Fifa. Em dezembro deste ano, a Associação Brasileira da Infra-Estrutura da Indústria de Base (Abdid), responsável pela inspeção técnica das cidades candidatas a sediar jogos, apresentará um relatório preliminar e, em janeiro, o relatório definitivo.
Yeda Crusius é saudada pelo ex-presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Emídio Perondi
Foto:
Jefferson Bernardes, Palácio Piratini