| 13/10/2008 09h
A conquista do seu terceiro título consecutivo rendeu à sérvia Jelena Jankovic o posto de número um do mundo e o recorde pessoal de 4.555 pontos no ranking da WTA divulgado nesta segunda-feira. No domingo, a tenista conquistou o Torneio de Moscou, ao bater a russa Vera Zvonareva na final por 2 a 0 (6/2 e 6/4).
Com esta pontuação, a tenista da Sérvia abriu 773 pontos da nova número dois, a russa Dinara Safina, que está com 3.782 pontos. Jankovic também ultrapassou a marca de 800 pontos de vantagem sobre a ex-número um, a norte-americana Serena Williams, que atualmente encontra-se na terceira colocação da lista com 3.717 pontos.
Como Safina só disputará, até o final da temporada, os Masters de Doha e Zurique e Serena jogará somente na competição no Catar, Jankovic terminará o ano na liderança do ranking, pois suas adversárias não terão chances de alcançá-la.
Já no restante da lista das melhores do mundo, a também sérvia Ana Ivanovic conquistou uma posição, estando, atualmente em quarto lugar devido à queda para quinto da russa Elena Dementieva, que foi prejudicada após ser eliminada precocemente no Torneio de Moscou, competição em que defendia o título.
As brasileiras melhores colocadas são Vivian Segnini, na 340ª posição; Maria Fernanda Alves, na 360ª; e Teliana Pereira em 384º.
GAZETA PRESS