| 09/10/2008 13h34min
Únicos tenistas brasileiros que seguiam na chave do Torneio de Estocolmo, André Sá e Marcelo Melo foram eliminados nesta quinta nas quartas-de-final. O resultado pode complicar as chances de classificação dos tenistas à Masters Cup. A dupla foi derrotada por 2 a 1 pelos suecos Johan Brunstrom e Mikael Ryderstedt, com parciais de 7/5, 3/6 e 10/7.
Após passar por fáceis 6/1 e 6/3 pelos argentinos Juan Monaco e David Nalbandian em sua estréia no evento, Sá e Melo eram favoritos para bater Brunstrom e Ryderstedt, que só haviam disputado até então duas competições lado a lado (ambas em 2007).
Mesmo sendo apenas convidados da chave e ocupando posições modestas no ranking de duplas (Brunstrom é o número 82 do mundo nessa modalidade, enquanto Ryderstedt é apenas o 238º colocado), os suecos superaram os brasileiros no supertiebreak, quando aproveitaram o início lento dos rivais para abrir 4/1 e posteriormente fechar o jogo com um 10/7.
Além de significar para os brasileiros a eliminação logo nas quartas-de-final em Estocolmo, a derrota ainda pode complicar a vaga dos tenistas na Masters Cup. Atualmente em sétimo lugar no ranking da Corrida dos Campeões, a dupla estaria classificada para a competição caso a temporada terminasse hoje, mas já será ultrapassada na próxima segunda-feira pelos sul-africanos Jeff Coetzee e Wesley Moodie, que já estão garantidos nas semifinais.
Desse modo, restará aos brasileiros lutarem para retomar à sétima posição no ranking nos últimos três torneios que eles disputarão na temporada: os Masters Series de Madri e de Paris, e o ATP de Lyon. Embora as oito melhores duplas se classifiquem para a Copa do Mundo, o oitavo colocado da lista não se classificará porque Pablo Cuevas e Luis Horna, 13º colocados, têm vaga garantida por terem sido campeões em Roland Garros.
GAZETA PRESS