| 08/10/2008 12h31min
Em quadra para a sua estréia no Torneio de Estocolmo, nesta quarta-feira, o brasileiro Thomaz Bellucci venceu o primeiro set e teve chances reais de bater o finlandês Jarkko Nieminen, número 33 do mundo, mas perdeu uma série de break points na terceira parcial até se despedir do evento com uma derrota por 2 a 1, parciais de 6/7 (5-7), 6/3 e 7/5.
Com o resultado, o tenista perdeu ótima oportunidade para assinalar a sua segunda maior vitória da carreira: já bateu o 13º colocado Thomaz Berdych, tenista de melhor ranking que o de Nieminen, no Challenger de Projestov, em junho passado.
O jogo
Em grande início de partida, Bellucci logo abriu vantagem e sacou em 3/1 no primeiro set, mas permitiu que Nieminen abrisse 15/40, cedendo a quebra após salvar o primeiro break point.
No tiebreak, novamente o brasileiro se viu perto da vitória ao ter 4/1, porém permitiu nova reação do finlandês, que em um primeiro momento apostou na força de seu serviço e na seqüência viu o brasileiro jogar com o segundo saque. Apesar do vacilo, que fez Nieminen servir com 5/4 de vantagem, Bellucci mostrou força de reação e venceu três pontos seguidos para finalmente assegurar o set.
Embora tenha aparentemente voltado a sacar melhor com o início do terceiro set, anotando dois aces no game de abertura, Bellucci passou a ser irregular na seqüência. Prejudicado também pela chamada de dois foot faults (falta de pé) seguidas, o brasileiro se viu obrigado a disputar praticamente todo o terceiro game com o segundo serviço e não resistiu à quebra.
Melhor em quadra, Bellucci virou a partida e perdeu quatro break points no sexto game, todos desperdiçados. Ainda na frente do placar, Bellucci chegou a abrir 0-30 no oitavo, mas viu Nieminen sair do buraco ao encaixar três aces em quatro pontos disputados.
Após pressionar o adversário também no 10º game, o brasileiro falhou na tentativa de manter o serviço, não resistindo a uma das apenas três chances de quebra colecionadas pelo europeu em toda a parcial. Experiente, o número 33 do mundo não bobeou no momento de sacar com uma vantagem de 6/5: após abrir 40-0, ainda desperdiçou dois match points antes de superar a maratona de 2h20min de jogo.
GAZETA PRESS