| 05/10/2008 12h47min
Em sua melhor atuação nesta Copa do Mundo, a Espanha fez valer o título de bicampeã mundial e derrotou a República Tcheca por 4 a 0. A goleada foi comandada pelo brasileiro Marcelo, que marcou duas vezes e sofreu um pênalti convertido pelo compatriota Daniel. Javi Rodriguez também marcou para os espanhóis.
Com o resultado, os espanhóis somaram sete pontos e ficaram muito perto de terminar a primeira fase na liderança do grupo D. A equipe folga na próxima rodada e tenta confirmar o primeiro lugar na quinta-feira, às 10h30min, diante do Uruguai. Já os tchecos, que continuam com três pontos e seguem com chances de classificação, encaram a Líbia na próxima segunda-feira, no mesmo horário. As duas partidas serão realizadas no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
A equipe espanhola mal deu tempo para os tchecos respirarem. Com apenas 11 segundos de jogo, o experiente Javi Rodriguez recebeu a bola na entrada da área e bateu uma bomba canto esquerdo,
sem defesa para o goleiro
Meller. Segundo o Globoesporte.com, diante de uma defesa frágil, os bicampeões encontraram espaço para jogar pela primeira vez nesta Copa. No entanto, o time abusou do direito de perder gols: dominou a partida e fez 20 finalizações contra apenas cinco dos adversários, mas não conseguiu aumentar a vantagem.