| 04/10/2008 18h
O Criciúma respira um pouco mais aliviado na Série B. Na tarde deste sábado, dia 4, o Tigre derrotou o Ceará por 2 a 0 e deixou a zona de rebaixamento da competição, com 33 pontos, na 15ª posição. Mateus e Canindé marcaram os gols do tricolor no estádio Heriberto Hülse e garantiram o Tigre fora da zona da degola, pelo menos, até a próxima rodada Segundona.
O resultado serviu para manter a invencibilidade do técnico Paulo Campos à frente do Criciúma em casa e também para embalar a equipe para o próximo compromisso. Na sexta-feira, o Tigre faz o clássico regional com o Avaí, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Enquanto o Criciúma vem de vitória, o Leão da Ilha busca os três pontos após ser superado pelo Juventude por 1 a 0, em Caxias, também neste sábado.
O Ceará, nono colocado com 40 pontos, também se prepara para um clássico, contra o arquiriaval Fortaleza, no sábado, às 16h, no Castelão.
O jogo
Os primeiros 45 minutos de partida foram de domínio do Tigre, que não tardou muito a abrir o placar no Heriberto Hülse. Logo nos minutos iniciais, a equipe de Paulo Campos passou a ditar o ritmo dentro do gramado. Aos quatro minutos, Luis André avançou pelo lado direito e bateu para a defesa do goleiro Adilson. Aos 16, foi a vez de Luciano Bebê assustar o arqueiro do Ceará com um chute forte que saiu pela esquerda.
Até então sem mostrar o seu futebol, os comandados do treinador Lula Pereira conseguiram ameaçar ao gol da casa aos 17 minutos. Jorge Guerra cruzou do lado esquerdo e Vinícius, bem posicionado, interceptou o passe.
Toque de calcanhar e passe açucarado
No lance seguinte, veio o gol do
Tigre, que foi uma pintura de jogada. Luís Mário tocou de calcanhar para Jardel, que
recebeu na entrada da área e deu um passe açucarado para Mateus abrir o placar aos 18 minutos.
Com o gol, o Ceará acordou na partida e quase respondeu à altura aos 23 minutos em uma cabeçada de Fabrício que raspou a trave do Tigre. No finalzinho da etapa, aos 40, o time visitante voltou a ameaçar a meta de Vinícius. Aos 40, Éderson fez jogada individual e chutou para a defesa do goleiro do Criciúma. Mas, o lance de grande perigo correu na seqüência, onde o Ceará perdeu chances incríveis de marcar.
Chances incríveis do Ceará
No finalzinho da primeira etapa, o zagueiro Everton fez a proteção e recuou mal para o goleiro Vinícius. A bola acabou nos pés de Sérgio Alves, que bateu para o gol, mas teve o chute defendido pouco antes da linha pelo próprio Everton. O rebote voltou para Sérgio Alves, que testou na trave. Na sobra, Róbson apareceu, mas mandou por cima da meta do Tigre.
Na volta para a etapa final, o técnico Paulo Campos sacou o meia Luís Mário, que sentiu um problema físico, para promover a estréia do atacante Valdiran com a camisa tricolor. Do outro lado do gramado, o Ceará retornou sem alterações, mas mudou a atitude em campo, tentando manter mais a passe de bola para fugir do domínio do Tigre.
Porém, apesar de o Ceará buscar a reação, o Criciúma soube manter a superioridade e, mas uma vez, não demorou a balançar a rede. Aos 12 minutos, Jardel arrumou na medida para Luciano Bebê, que apareceu por trás e bateu com força por cima da meta de Adilson.
Canindé faz o primeiro pelo Tigre
Assim como no primeiro tempo, o gol do Tigre veio aos 18 minutos. Mateus fez boa jogada e rolou para Canindé, que apareceu pelo lado esquerdo para chutar à direita do arqueiro do Ceará e comemorar seu primeiro tento pelo tricolor.
Um pouco depois, aos 23, Valdiran quase contribuiu para um gol do Criciúma num toque para Jardel, que acertou o travessão. Com a vantagem no placar, o técnico Paulo Campos fechou a equipe, sacando o meia Canindé para a entrada do zagueiro veterano Silvio Criciúma. A mudança provocou vaias generalizadas nas arquibancadas, mas apesar de diminuir o ritmo de jogo, o Tigre voltou a ameaçar seriamente a meta de Adilson.
Mais uma no travessão
Um pouco antes do apito final, quase que saiu o terceiro no Heriberto Hülse. Aos 38 minutos, o lateral Mateus, que fez uma grande partida, tocou para Luciano Bebê, que mandou outra bola do Tigre no travessão. O Ceará, abatido, ainda teve uma chance de descontar no finalzinho, mas Vinícius não deixou. Após cobrança de escanteio, o arqueiro do Tigre defendeu um cabeceio de Chad e manteve o gol fechado contra o Ceará.
Matéria atualizada às 22h35min.