| 26/09/2008 15h
Os dois empates e a derrota nas últimas três rodadas custaram ao Avaí a vice-liderança da Série B do Brasileirão. O Leão da Ilha já teve 90% de chance de subir à Primeira Divisão no próximo ano, mas diante dos resultados recentes a probabilidade de ascensão caiu. Agora são 82,7%, segundo calculou o site Chance de Gol.
Mesmo ocupando a quarta colocação na tabela atualmente, o grupo comandado por Silas ainda segue como o segundo candidato com mais chances de subir para a Série A. Por ter pela frente confrontos teoricamente mais fáceis, o time catarinense
está à frente do terceiro colocado Santos André (72,6%). Já o vice-líder Vila Nova soma
apenas 54,2%, devido a duelos mais difíceis no futuro.
Logo abaixo do G-4 vem um trio paulista e um representante gaúcho: o Barueri (32,5%); o Bragantino (29,6%), Ponte Preta (26,5%) e Juventude (1%).
Leão é favorito no sábado
O site indica que o Avaí é o grande favorito no confronto diante do Bahia, neste sábado, às 16h, no estádio da Ressacada. Com 70,6% de chances, o Leão é o time com a maior probabilidade de vitória na 28ª rodada. A equipe baiana, em nono lugar da tabela, tem apenas 18,6%. A possibilidade de empate é de 10,8%.
Na parte debaixo da tabela
A briga para fugir da zona de rebaixamento também anda acirrada. Apenas o lanterna CRB — com 99,93% de chances de cair — está praticamente rebaixado. Os outros três times que podem disputar a Série C no ano que vem ainda não estão definidos.
Sem técnico, o Gama passou o rival
Brasiliense e já tem 68,4% de chances de cair. O Criciúma vem logo em seguida com 51,9%. E só depois
surge o atual penúltimo colocado, o Brasiliense, com 50,5% — colado ao América-RN, com 50,3%.
Também não podem bobear: Marília (32,7%), Paraná (28,6%), ABC (8,7%), Fortaleza (7,6%) e São Caetano (1%).
Transparência em blog
O jornalista esportivo Juca Kfouri defende a permanência do Avaí e do Vila Nova no G-4 da Segundona. Em uma nota publicada em seu blog, ele declarou que torce para que, além das duas equipes, a Ponte Preta também consiga o acesso à Série A. Kfouri não citou o Santo André, atualmente na terceira colocação, e ainda comentou que nem Bahia nem Ceará têm condições de reagir.