| 23/09/2008 07h20min
A palavra confiança não está ao lado de Cleiton Xavier. No turno, ele foi a estrela, o maestro, chamado de gênio e enaltecido pela torcida alvinegra. No returno, porém, não funcionou. O jogador está passando por uma má fase e a sua queda de rendimento faz muita falta ao Figueirense, que já sofreu seis derrotas consecutivas na Série A, deixando 18 pontos para trás.
Agora, faltam seis jogos em casa, que podem representar a retomada destes mesmos 18 pontos, fator suficiente para reconquistar a confiança do torcedor e se garantir na Série A em 2009, segundo o site Chance de Gol, que calcula a pontuação necessária para a classificação à Libertadores, à Sul-Americana, a manutenção na Série A e o rebaixamento. De acordo com os cálculos, 46 pontos são suficientes para se manter na elite no próximo ano.
— É difícil a gente disputar 18 pontos e não conseguir nenhum. A tabela tem nos ajudado um pouco e a gente tem que se ajudar também. Temos que encarar todos os adversários como uma decisão.
E uma destas decisões ocorre no próximo sábado, às 18h20min, fora de casa, contra um adversário direto rumo à Sul-Americana. O Figueirense está na 15ª colocação com 28 pontos, enquanto o Galo soma 33, no 12º lugar, limite da zona de classificação à Sul-Americana.
— Diante do Atlético-MG temos que buscas os seis pontos, sabemos que isso é necessário para recuperar o que foi perdido dentro de casa — completou.
A falta de Marquinho
A ausência de Marquinho, que fraturou a clavícula no início de agosto, foi levantada como um dos motivos que influenciam na má fase de Cleiton Xavier, já que os jogadores tinham bom entrosamento na armação para o ataque. Cleiton garantiu que o companheiro faz falta, mas despistou quando aos motivos das más atuações.
— Estávamos acostumados a jogar juntos pelo lado esquerdo, dava um pouco de liberdade, mas acho que isso não tem muita relação. O Marquinho faz falta, grande jogador, vinha me ajudando bastante, como os outros jogadores, a queda de rendimento é normal — desconversou Cleiton.
O elenco do Figueirense se reapresentou na tarde desta segunda-feira, dia 22, no Centro de Formação e Treinamento (CFT) do Cambirela, em Palhoça, onde inicia regime de concentração total até o final do campeonato. Nesta terça, o plantel começa a preparação para o confronto do próximo sábado, dia 27, às 18h20min, contra o Atlético-MG, no estádio do Mineirão.
CLICRBS
Cleiton desconversou quando perguntado se um dos motivos por sua má fase era a ausência de Marquinho dividindo a armação das jogadas
Foto:
Julio Cavalheiro