| 06/09/2008 14h49min
A Malwee fez valer a presença dos mais de oito mil torcedores que lotaram a Arena e conquistou o tricampeonato da Liga Futsal com uma vitória sobre a Ulbra, por 6 a 2, na tarde deste sábado. O resultado também significou uma quebra de tabu, já que foi a primeira vez que o time catarinense derrotou os gaúchos em 2008.
Veja o golaço de Falcão, o último da conquista catarinense:
Os gols do time da casa foram anotados por Leco, Lenísio (2), Ari e Falcão (2), enquanto o fixo Jonas marcou os dois da equipe gaúcha. Apesar do brilho de Falcão ofuscar os olhares dos espectadores, Lenísio foi o homem que desequilibrou a partida, fazendo o gol de empate e o da virada para o time da casa.
Como a final é realizada em melhor de três confrontos, este segundo duelo garantiu o título à equipe catarinense já que, no primeiro jogo, a Malwee arrancou um empate em 2 a 2 na capital gaúcha.
Empate no primeiro período
Contando com o apoio da torcida, o time da casa saiu na frente, com o fixo Leco soltando a perna e dando um chute fulminante no ângulo esquerdo de Lavoisier, aos 07min04seg. Aos 18min22seg, o fixo Jonas empatou para a Ulbra e ampliou aos 19min21seg. Lenísio chutou forte aos 19min47seg para anotar o gol do empate.
Domínio e goleada da Malwee
Depois do intervalo, só deu Malwee. Lenísio anotou o terceiro, em cobrança de bola parada, aos 28min40 e, inacreditáveis 14 segundos depois do terceiro, o pivô ainda fez o passe para Ari abrir a vantagem de dois gols sobre o time visitante.
Falcão fecha com bicicleta
O ala Falcão também deixou a sua marca. No desespero dos gaúchos, a tática utilizada em um dos lances ofensivos foi a de goleiro-linha, na tentativa de furar o bloqueio jaraguaense. Aproveitando as subidas de Jonas e a defesa exposta, Falcão marcou o quinto gol por cobertura, da quadra de defesa, aos 32min39seg.
Para o delírio das arquibandas jaraguaenses, o craque ainda fechou o placar com um golaço de bicicleta, aos 38min31seg, mais uma vez do campo de defesa, no estilo que o consagrou como o melhor jogador do mundo.
O capitão do time de Jaraguá valorizou a presença da torcida e mandou o recado: todos os que apoiaram a Malwee merecem este título.
— Prevaleceu a nossa torcida, a nossa imagem, o nosso ginásio. Todos os que estiveram aqui conosco merecem este título — disse Falcão ao final da partida.
Craque é eleito o melhor da Liga
Falcão, como se não bastasse o posto de melhor jogador de futsal do mundo, foi eleito também o melhor nesta edição da Liga Nacional. O ala foi o artilheiro da competição, com 32 gols. O vice-artilheiro é Lenísio, também da Malwee Futsal.
Prêmio em dinheiro para a equipe
A conquista do campeonato também rendeu frutos financeiros à equipe. Com o troféu de campeão, veio também um cheque de R$ 70 mil oferecido ao grupo campeão pela Confederação Brasileira de Futsal, organizadora da competição.
CLICRBS
Lenísio marcou o gol do empate no final do primeiro período e o da virada no início do segundo
Foto:
Luciano Moraes