| 02/09/2008 18h30min
Foram 3h44m de dor, cansaço e superação. Com o corpo baleado, o sérvio Novak Djokovic deu um show de concentração e bateu o espanhol Tommy Robredo nesta terça-feira para chegar às quartas-de-final do Aberto dos EUA. Ao fim da vitória por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 6/2, 6/3, 7/5 e 6/3, o cabeça de chave número 3 do torneio olhou para a arquibancada e, diante dos sorrisos da mãe, apontou para o coração, as pernas e a cabeça. Foi o tripé da atuação que lhe rendeu a vaga na próxima fase.
Djokovic enfrenta agora o vencedor do duelo entre Andy Roddick e Fernando González. O sérvio chega pela sétima vez na carreira a uma quarta-de-final de Grand Slam. As informações são do Globoesporte.com.
Robredo pula na frente
No primeiro set, Robredo confirmou a boa fase e equilibrou o jogo com o cabeça-de-chave número três do torneio. No nono game, com um erro não forçado de Djokovic, o espanhol quebrou o saque do adversário. Com a confirmação do serviço no game seguinte, fechou a parcial em 6/4, em 38 minutos.
Mordido pela derrota no primeiro set, Djokovic voltou à quadra disposto a empatar o confronto. Com duas confirmações de saque e uma quebra, ele abriu 3 a 0 em 16 minutos. Apesar da vantagem, o número 3 do mundo sentiu dores nas costas e pediu atendimento ao fisioterapeuta. Com nítida dificuldade para se movimentar no fundo da quadra, ele tentava ganhar os pontos com saques fortes e bem colocados. Robredo, por sua vez, errava ao não alongar as disputas, mostrando pressa em vencer cada ponto.
Experiente, o sérvio administrou o desgaste. No oitavo game, quebrou o saque de Robredo apostando em bolas profundas e muito fortes. Com essa estratégia, Djokovic venceu o segundo set por 6/2, em 45 minutos, empatando a partida.
O efeito da superação deu ânimo a Djokovic e abateu Robredo, que foi facilmente dominado no terceiro set. Com uma quebra no quarto game e uma confirmação de serviço no quinto, o sérvio abriu 4/1 no placar. As dores nas costas aparentemente tinham desaparecido, e o cabeça-de-chave número 3 jogava com desenvoltura e eficiência. Mantendo a vantagem de uma quebra sobre o espanhol, Djokovic venceu o terceiro set por 6/3 em 38 minutos.
O quarto set começou com uma nova quebra de saque de Djokovic sobre Robredo. À frente no placar, o sérvio confirmou o serviço no game seguinte, fazendo 2 a 0. A reação de Robredo veio no sexto game, com a devolução da quebra de saque, empatando a partida em 3 a 3 e vibrando muito com a torcida espanhola presente à quadra. No game seguinte, o tenista confirmou seu saque e virou o jogo, mas o equilíbrio se manteve. Djokovic teve chances de fechar o set e o jogo, mas, enfim, sentiu o cansaço. Robredo buscou ânimo e fechou em 7/5.
Enquanto o espanhol pulava para comemorar a vitória no quarto set, Djokovic se mostrava exausto. Ele chegou a sair para o vestiário, mas voltou para a disputa do quinto set. E surpreendeu ao buscar fôlego na partida. No quinto game, chegou a quebrar o saque do espanhol, que cometia erros bobos. No oitavo, confirmou o serviço e ficou a um game da vitória. No último esforço, o sérvio abriu 0 a 30, mas permitiu a reação do espanhol. Com o match point, ainda teve forças para pedir o apoio da torcida. Fechou o jogo, olhou para a mãe na arquibancada e apontou para o coração, as pernas e a cabeça.