| 02/09/2008 15h
Conhecida rival de Elena Dementieva, a suíça Patty Schnyder não conseguiu parar a russa em excelente momento na carreira. No duelo entre as duas tenistas nesta terça-feira, a atual medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim bateu facilmente a adversária por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, e se tornou a primeira semifinalista da edição 2008 do Aberto dos Estados Unidos.
Atualmente na quinta colocação do Ranking da WTA e com chances reais de se tornar a melhor do mundo caso vença em Nova York, Dementieva eliminou a suíça 15ª da lista em 1h16min de partida. Arrasadora, a russa ainda não perdeu um set sequer nas cinco partidas que disputou no Aberto EUA.
O triunfo desta terça foi o décimo de Dementieva sobre Schnyder em 11 anos de confrontos entre as duas tenistas – que se encararam pela primeira vez no Torneio de Moscou de 1997. De lá para cá foram 17 duelos, sendo três este ano – todos estes vencidos pela moscovita: nos torneios de Dubai (7/5 e 6/0) e Charleston (duplo 6/4).
Classificada para as semifinais – e repetindo a performance obtida em Wimbledon –, Dementieva espera sua adversária na briga pela vaga na decisão do Aberto dos EUA. A tenista da Rússia enfrentará a vencedora da partida entre a sérvia Jelena Jankovic, cabeça-de-chave número dois, com a austríaca Sybille Bammer, 29ª pré-classificada.
GAZETA PRESS