| 24/08/2008 10h24min
O belga Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse neste domingo que os Jogos de Pequim foram excelentes. Para o dirigente, superar a Olimpíada chinesa será um difícil desafio para as próximas cidades organizadoras, começando por Londres, em 2012.
– A China estabeleceu padrões muito altos e será um desafio muito difícil a ser superado para Londres e as próximas cidades organizadoras. Minha esperança é que Londres tem capacidade para isso, e aí teremos alcançado nosso objetivo: que o Movimento Olímpico evolua – comentou.
Na entrevista coletiva final sobre os Jogos, o dirigente lembrou as conquistas como um acesso mais amplo à internet, permitido pelo duro regime chinês, e os cuidados ao meio ambiente mostrados durante todo o evento.
– Cada cidade teve sua marca. Atenas foi uma volta às raízes dos Jogos, aqui estamos na nação mais povoada da Terra e Londres será a cidade do país que fez as regras do esporte moderno. Londres também é uma cidade cosmopolita, multicultural e multireligiosa – completou.
Rogge comentou também os casos de doping durante a competição.
– Até o momento só foram detectados seis positivos, mas os resultados ainda estão chegando e podemos ter mais – ressaltou o presidente do COI, lembrando os 12 incidentes deste tipo com atletas em Sydney-2000 e os 26 em Atenas-2004.