| 22/08/2008 04h34min
Com a conquista das medalhas de ouro tanto no feminino quanto no masculino no vôlei de praia, os EUA confirmam a supremacia olímpica na modalidade desde que ela passou a fazer parte dos Jogos, em Atlanta-1996. Desde então, os norte-americanos sempre estiveram no lugar mais alto do pódio — quatro vezes com os homens e duas com as mulheres.
Porém, em Pequim, pela primeira vez os norte-americanos conquistaram a medalha tanto no feminino quanto no masculino. Entre os homens, a medalha ficou com a parceria de Todd Rogers e Phil Dalhausser, que na final venceu os brasileiros Márcio e Fábio Luiz. No feminino, Kerri Walsh e Misty May-Treanor garantiram o bicampeonato ao deixar a prata com as chinesas Tian Jia e Wang.
Apenas em Atenas, não houve medalha de ouro para os EUA na disputa masculina. Em Atlanta, os campeões foram Charles Kiraly e Kent Steffes. Em Sydney-2000, o ouro ficou com Dain Blanton e Eric Fonoimoana.
O Brasil possui duas medalhas douradas em Jogos Olímpicos: Sandra Pires e Jacque Silva venceram em Atlanta-1996 e Ricardo e Emanuel, que levaram o bronze em Pequim, foram campeões em Atenas.
EUA busca domínio também na quadra
No vôlei de quadra, os EUA também buscam repetir o feito da praia. Tanto a seleção feminina quanto a masculina garantiram passagem às finas em Pequim. As mulheres venceram Cuba e farão a disputa pelo ouro contra as brasileiras, que bateram a China. Já os homens ganharam um jogo difícil contra a Rússia e aguardam pelo vencedor de Brasil x Itália.
CLICRBS