| 16/08/2008 01h26min
Por um centésimo, o norte-americano Michael Phelps superou sua maior dificuldade e venceu os 100m borboleta, igualando-se assim ao seu compatriota Mark Spitz no número de medalhas conquistadas em uma só edição de uma Olimpíada.
De início, não foi bem assim que entendeu a Federação Sérvia de Natação, que teria entrado com um protesto em favor do medalhista de prata Milorad Cavic. Por causa da mínima diferença entre primeiro e segundo colocado, não ficou claro no replay quem teria chegado em primeiro, e muitos teriam visto Cavic superar Phelps na batida.
O próprio Cavic, no entanto, confirmou depois que o seu país retirou a queixa, admitindo que o maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos teria de fato chegado em primeiro lugar.
Lamentando suas falhas nos segundos finais da prova, quando deixou o norte-americano se emparelhar com ele na piscina, Cavic lamentou o resultado final, mas atestou que não tentará mudá-lo nos bastidores.
— Eu não vou lutar por isso. Se eventualmente eles decidirem em meu favor, ótimo. Mas olhando a gravação da chegada, é meio difícil de ver. Eu reconheço que eu demorei na chegada, enquanto o Phelps foi mais rápido. Eu não estou bravo — comentou o nadador, admitindo a vitória de Phelps, que agora só precisa de mais um ouro para se tornar o maior medalhista em uma só edição dos Jogos
GAZETA PRESS