| 16/08/2008 01h10min
Primeiro campeão olímpico da história da natação brasileira, César Cielo Filho já havia prometido, quando foi medalhista de bronze dos 100m livre, que venceria os 50m livre. E cumpriu.
Após sair da piscina do Cubo d’Água, onde chorou copiosamente e vibrou muito com o feito, o nadador brasileiro aproveitou para transmitir uma mensagem ao Brasil, em entrevista ao SporTV.
— Falo para todos os brasileiros: acreditem sempre, porque tudo é possível. Dá muito trabalho, mas vale a pena — discursou.
Para brilhar na China, Cielo treinou por três anos na pacata cidade de Auburn, nos Estados Unidos, ao lado do técnico australiano Brett Hawke.
— Esse tempo longe da minha família foi importante. Hoje, posso dizer que sou campeão olímpico. Esse era o meu sonho — afirmou.
Sempre otimista, Cielo só se abateu uma vez em Pequim no momento em que cravou um tempo abaixo do esperado nas semifinais dos 100m livre.
— Quando vi que estava na raia 8, até brinquei que sonhei com a medalha. Depois, achei que estava viajando — declarou, sorrindo.
Melhor ainda foi seu desempenho nos 50m livre, prova na qual foi campeão, conquistando o novo recorde olímpico, de 21s30.
— Foi a melhor prova da minha vida. É o meu melhor momento. Sensacional. Não mudaria nada. Agora quero descansar — encerrou o primeiro medalhista de ouro da natação brasileira.
GAZETA PRESS