| 09/08/2008 04h28min
O primeiro dia de disputas no Ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim não foi bom para o judô brasileiro. Tanto Denílson Lourenço quanto Sarah Menezes perderam suas lutas e deram adeus à chance de medalhas ao verem seus algozes não avançarem na chave da categoria ligeiro.
Denílson teve o melhor desempenho. Na primeira rodada, o brasileiro bateu o ucraniano Maksym Korotum ao conseguir um ippon por imobilização. No combate seguinte, no entanto, perdeu para o tcheco Pavel Petrikov, que acabou derrotado pelo uzbeque Rishod Sobirov. Assim, acabou com a chance do brasileiro disputar a repescagem.
A participação de Sarah Menezes foi ainda mais curta. Logo na primeira rodada da categoria até 48 quilos, ela perdeu por ippon para a húngara Eva Csernoviczki após um minuto e sete segundos de luta. Na seqüência, Eva foi derrotada pela romena Alina Alexandra Dumitru, deixando a brasileira também fora da repescagem.
Mas não foi só o judô brasileiro que decepcionou. O Japão viu o campeão mundial e favorito ao ouro Hiroaki Hiraoka ser eliminado na primeira rodada. Hiraoka deu adeus à competição após a vitória do venezuelano Javier Sanchez sobre o americano Taraje Williams-Murray, que havia vencido o japonês anteriormente.
CLICRBS
Favorito ao ouro, japonês Hiroaki Hiraoka (de azul) caiu logo na primeira rodada
Foto:
Charles Dharapak, AP