| 07/08/2008 10h58min
A Fórmula Superliga - nova categoria de automobilismo que alia velocidade e futebol - começou nesta quarta-feira a temporada de treinos. Os organizadores ainda tentam fechar o grid com 20 equipes, mas até o momento 16 clubes de futebol de todo o mundo aderiram ao projeto.
O treino inicial aconteceu no circuito de Vallelunga, nas proximidades de Roma, na Itália. No total, o calendário prevê seis corridas, todas na Europa. A primeira, em Donington Park (Inglaterra), está marcada para 31 de Agosto.
Na seqüência, haverá disputas nos autódromos de Nurburgring, Alemanha (21 de Setembro); Zolder, Bélgica (05 de Outubro); Estoril, Portugal (19 de Outubro); Vallelunga, Itália (02 de Novembro); e Jerez, Espanha (23 de Novembro).
Entre os 16 clubes/equipes, aparecem os brasileiros Corinthians e Flamengo. O carro que representa os cariocas participou dos testes desta quarta-feira.
Segundo o site globoesporte.com, o piloto italiano Giacomo Ricci deu ao Mengão o 5º melhor tempo, entre os oito que entraram na pista italiana.
Cada clube terá apenas um piloto no grid. Os carros têm chassis fabricados pela mesma empresa ligada à Fórmula Indy, e os motores são V-12, com 750 cavalos de potência. O design é todo inspirado nas cores dos clubes, e leva o distintivo à frente.
Cada final de semana de corrida envolve treinos no sábado e duas baterias no domingo, com grids invertidos da 1ª para a 2ª.
Confira os clubes que participam da 1ª temporada da Fórmula Superliga:
Corinthians
Flamengo
Al-Ain (Emirados Árabes)
Anderlecht (Bélgica)
Basel (Suíça)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Galatasaray (Turquia)
Glasgow Rangers (Escócia)
Milan (Itália)
Olympiacos (Grécia)
Pequim Guoan (China)
Porto (Portugal)
PSV Eindhoven (Holanda)
Roma (Itália)
Sevilla
(Espanha)
Tottenham (Inglaterra)