| 04/08/2008 02h30min
A delegação do Brasil, formada por 469 membros — a mais numerosa já levada pelo país aos Jogos Olímpicos — hasteou sua bandeira na Vila Olímpica de Pequim.
Em cerimônia presidida pelo diretor da Vila, Chen Jian, e pelo chefe da delegação brasileira Marcus Vinícius Freire, a bandeira do Brasil se elevou para ondear na capital chinesa, até que termine a reunião olímpica.
Freire destacou a boa impressão causada pelas instalações em toda a equipe brasileira, e agradeceu pelo "extraordinário trabalho" da China para acomodar os atletas, em cerimônia que também contou com a presença do ex-presidente da Fifa João Havelange, de 92 anos.
— Trata-se da melhor Vila Olímpica que já vi. Tem restaurantes com todo tipo de comida e apartamentos muito lindos. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (Bocog) realizou um trabalho maravilhoso nestes últimos sete anos — declarou Freire, ex-jogador de vôlei, e que ganhou a medalha de prata nos Jogos de Los Angeles, em
1984.
A delegação brasileira
começou a chegar a Pequim em 23 de julho, e inclui o número recorde de 277 atletas, que participarão de 31 esportes.
— É a maior delegação já enviada pelo país, e pode se transformar na mais bem-sucedida — apontou Freire.
Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, o Brasil enviou 247 desportistas, que conseguiram 10 medalhas (5 ouros, 2 pratas e 3 bronzes) para terminar na 18ª posição no quadro geral de medalhas.
— Não temos nenhum objetivo concreto de medalhas. Nosso objetivo era qualificar o maior número possível de atletas para os Jogos. Após quatro anos de preparação, nossos desportistas estão em boa forma. Espero que sejamos os melhores — concluiu o chefe da delegação brasileira.