| 31/07/2008 18h01min
Em uma emocionante partida, o croata Ivo Karlovic derrotou Roger Federer nesta quinta-feira e eliminou o suíço nas oitavas-de-final do Masters Series de Cincinnati, nos Estados Unidos. O placar foi de 2 sets a 1, parciais de 7/6 (8-6), 6/4 e 7/6 (7-5).
A derrota de Federer no piso rápido norte-americano pode ser fundametal para a maior mudança do tênis nos últimos anos: agora, basta ao espanhol Rafael Nadal vencer a disputa para assumir a primeira posição no ranking mundial, posto ocupado por ele desde fevereiro de 2004.
Em seu sétimo confronto contra o tenista de Zagreb, Federer não conseguiu manter a invencibilidade diante do rival ao errar muitos nos momentos decisivos. Além disto, ele não foi páreo para o forte saque de Karlovic, de 2,08m, que conseguiu nove aces somente no primeiro set.
No segundo set, o cabeça-de-chave continuou tirando proveito do serviço com mais sete aces, mas Federer entrou no jogo e conseguiu uma importante quebra no quinto game, ganhando fôlego para levar o jogo para o tie-break.
A terceira etapa foi marcada por muito equilíbrio, com o número 22 do ranking chegando a estar a um game da vitória por duas oportunidades. O suíço, porém, conseguiu levar o jogo para o tie-break, onde cometeu muitos erros não forçados e caiu por 7 a 5.
Na próxima rodada, Karlovic encara o alemão Philipp Kohlschreiber, que passou pelo sueco Ronin Sodeling por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7-4), 5/7 e 7/6 (10-8). Ainda nesta quinta, Nadal entra em quadra para enfrentar o alemão Tommy Haas.
GAZETA PRESS