| 31/07/2008 07h23min
O governo chinês desmentiu nesta quinta-feira que os hóspedes estrangeiros durante os Jogos Olímpicos serão espionados nos hotéis, uma acusação feita ontem por um senador republicano americano. A China voltou a pedir hoje que parem de lançar "acusações irresponsáveis" contra Pequim.
— Na China, a privacidade é respeitada e garantida em hotéis e outros lugares. As acusações são injustas — disse, em entrevista coletiva, o porta-voz de Assuntos Exteriores chinês, Liu Jianchao.
Liu explicou que nesses lugares públicos, durante os Jogos, "não há regras especiais que estejam além das medidas de segurança usadas internacionalmente". O porta-voz também afirmou que os autores desse tipo de informação "deveriam acabar com seus preconceitos e não fazer acusações irresponsáveis, enganando a opinião pública".
O senador Sam Brownback (Kansas) disse que o governo chinês tinha colocado em funcionamento um sistema para espionar e recolher informações sobre os
visitantes que se hospedarem no país
asiático durante os Jogos Olímpicos. Brownback alegou que ativistas da defesa dos direitos humanos tinham informado sobre este ponto, que havia sido confirmado por várias redes hoteleiras, cujos nomes não foram citados pelo senador.
Na semana passada, Liu criticou a imprensa estrangeira diante do surgimento, nos dias anteriores aos Jogos Olímpicos, de várias notícias que Pequim considera rumores infundados.