clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 31/07/2008 03h22min

GRÁFICO: Musa do atletismo quer superar o mito Sergei Bubka

Yelena Isinbayeva treina com ex-técnico de Bubka para bater os 35 recordes do ucraniano

Janaína Kalsing  |  janaina.kalsing@zerohora.com.br

A estrela russa Yelena Isinbayeva continua insaciável. E linda. Não bastasse quebrar pela 23ª vez o recorde mundial - na terça, ao saltar 5m4cm, superando em um centímetro a melhor marca mundial anterior, de sua autoria, aliás - do salto com vara, a morena de olhos verdes quer mais.


Saiba quais obstáculos Yelena Isinbayeva poderia saltar

O objetivo da musa do atletismo é superar os 35 recordes conquistados pelo mítico saltador ucraniano Sergei Bubka, que é ainda hoje o dono da melhor marca, com 6m14cm. Para chegar a isso, Isinbayeva treina nos últimos meses com Vitaly Petrov, ex-técnico de Bubka, e também deixou Volgogrado, sua terra natal, e passou a viver entre Monte Carlo e Formia, na Itália.

— Esse é o objetivo da minha carreira — revelou a atleta.

Aos 26 anos de idade, a morena de 1m74cm e 65kg foi a primeira mulher a superar a marca dos cinco metros e é vista como a melhor saltadora de vara feminina na história.

— Yelena treinou desde sempre num país que é potência no atletismo. Além disso, é fora dos padrões, muito forte e veloz — afirma Elson Miranda de Souza, que treina a brasileira Fabiana Murrer, recordista brasileira e sul-americana do salto com vara (4m80cm).

Na Olimpíada, diz Souza, a russa, atual recordista olímpica com 4m91cm, é a grande favorita ao ouro olímpico. E é enfático: as chances de Fabiana, que treina duas vezes por ano com Isinbayeva, de batê-la são nulas:

— Nós poderíamos até empatar com ela num resultado, mas isso só aconteceria se ela não estivesse num dia bom. E isso não acontecerá em Pequim.

Mas qual será o segredo de tanto sucesso? A própria Isinbayeva revela: a ginástica. A russa, que por pouco não foi ginasta, afirmou ao site da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) que o esporte é responsável por 60% do seu desempenho nos saltos. Ela costuma dormir nove horas por dia para agüentar os treinamentos.

— Estive bem perto de ser ginasta, porque esse esporte te dá a base perfeita para praticar qualquer outro — comentou a russa, que iniciou sua carreira no atletismo com 15 anos.

Isinbayeva é a prova de que talento e beleza podem, sim, combinar. Considerada musa do atletismo, a russa desperta a atenção pelos olhos verdes saltados, cabelos longos e corpo esguio. E, como se não bastasse, é simpática, sorri o tempo todo e, a cada etapa vencida na competição, vibra muito.

E a aposentadoria? Só em 2013, mas deve continuar trabalhando com o esporte.

— Fico encantada com as cartas e e-mails das crianças que recebo dizendo que querem ser iguais a mim. Depois de aposentada, quero transmitir a minha experiência aos jovens — conta a russa, que pensa em ter três herdeiros. Mas isso só depois da Olimpíada de Londres, em 2012.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.