| 25/07/2008 22h20min
O saldo da mini-excursão do Juventude pela Série B é péssimo: depois de perder para o Gama por 2 a 0, em Brasília, o alviverde gaúcho levou 4 a 0 do Santo André, nesta noite de sexta-feira, no interior paulista.
Apesar da goleada, o Juventude não corre risco de sair do G-4 da Série B do Brasileirão. Os gaúchos têm 24 pontos, estão na 2ª colocação, e podem perder no máximo duas posições no encerramento da 14ª rodada.
O Barueri, 23 pontos, enfrenta o Criciúma fora de casa, neste sábado. No mesmo dia, Ponte Preta e Avaí jogam em Campinas - os paulistas têm 22 pontos, e os catarinenses, 24.
Com isso, o Juventude certamente perde sábado à tarde a vice-liderança da Série B. Qualquer resultado na partida Ponte Preta x Avaí fará com que um dos times ultrapasse o alviverde gaúcho. E uma vitória do Barueri contra o Criciúma também faria o Ju cair mais uma posição.
Massacre no 1º
tempo
Com muitos desfalques, Zetti optou por uma equipe mais cautelosa para
enfrentar o Santo André. Retirou o centroavante Luís e o atacante Ivo do time, armando o alviverde em uma espécie de 4-5-1. A aposta era na velocidade do trio formado pelos meias Xuxa e Abedi, mais o atacante Felipe. Não deu certo.
Na frente, o time ficou sem saída de bola, jogando apenas para se defender. E na defesa, o Juventude foi completamente envolvido pelo Santo André. A ponto de sofrer um gol de cabeça do baixinho Marcelinho Carioca, ex-Corinthians, que abriu o placar aos 15min.
Em todo o 1º tempo, o Juventude deu apenas um chute a gol, em cobrança de falta de Márcio Alemão. Já o Santo André dominou completamente a partida, marcando mais dois gols consecutivos: aos 43min, Elton - o melhor em campo, fez 2 a 0, com um golaço de perna esquerda; e, dois minutos depois, Márcio Mixirica fechou a goleada do 1º tempo, também de cabeça.
Adeus, melhor defesa
No intervalo, Zetti teve a oportunidade de
reconstituir o esquema com o qual chegou à vice-liderança,
mas o treinador deixou para colocar Luís em campo apenas aos 10min do 2º tempo.
Dez minutos depois entrou o atacante Maycon no lugar do meia Leandro Cruz, que começou a partida na lateral-esquerda e voltou ao setor de origem durante o jogo. Mas a essa altura o Santo André controlava o jogo sem sofrer riscos, administrando a goleada.
Elton continuava mandando na partida, completamente livre durante todo o jogo. E foi ele quem cruzou para Márcio Mixirica marcar mais um de cabeça, aos 35min, fazendo 4 a 0 para o Santo André.
Para encerrar a péssima noite, os quatro gols sofridos tiram do Juventude o status de melhor defesa da Série B do Brasileirão. O líder Corinthians herda o posto.
Na 15ª rodada, o Juventude volta a jogar em Caxias do Sul, contra a Ponte Preta - um adversário direto na briga pelo retorno ao Brasileirão em 2009. A partida será no dia 1º de agosto, próxima sexta-feira, às 20h30min.