| 24/07/2008 14h02min
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) montará uma estrutura médica própria na Vila Olímpica, com uma equipe de 40 profissionais para atender os atletas brasileiros durante os Jogos de Pequim.
Segundo a entidade, o objetivo da equipe comandada pelo diretor médico do COB, João Grangeiro, é fazer com que eles utilizem a Policlínica em casos de maior necessidade.
A estrutura contará com médicos, dentistas, fisioterapeutas, massoterapeutas, nutricionistas e um quiropraxista. Além disso, o hipismo levará quatro veterinários.
O centro ficará localizado na torre 1 do prédio C6 da vila olímpica, um dos que abrigarão a delegação do Brasil, e contará sempre com um massagista e um médico de plantão para prestar atendimento e realizar exames clínicos e tratamentos fisioterápicos.
Segundo Grangeiro, a experiência dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007 foi fundamental para o planejamento da comissão médica da delegação brasileira em Pequim.
– A estrutura que será montada pelo COB é muito importante. Ao longo dos anos, e com a experiência do Pan do Rio, pude perceber que a Policlínica da Vila Olímpica é utilizada basicamente por países com delegações menores – disse Grangeiro.
O médico-chefe da delegação, ex-jogador de vôlei que participou dos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, esteve em Pequim algumas vezes nos últimos anos e visitou os principais hospitais da cidade, que servirão de apoio para eventuais atendimentos.
– Em Pequim teremos ainda a contribuição do núcleo de ciência do esporte do COB, que vem nos trazendo dados para prestarmos o melhor serviço a nossos atletas – comemorou.
Além disso, visando preparar a delegação brasileira, a Comissão Médica do COB solicitou no início do ano às confederações que realizassem exames laboratoriais, radiológicos e provas funcionais em todos os atletas com chances de classificação.
EFE