| 22/07/2008 14h59min
As autoridades esportivas chinesas reconheceram pela primeira vez nesta terça-feira que o objetivo do país nos Jogos Olímpicos de Pequim é estar entre os primeiros colocados no quadro de medalhas e superar os 32 ouros conquistadas em Atenas 2004.
– Embora seja difícil de prever, temos um objetivo, o de ficar entre os primeiros no número de medalhas de ouro. Em Atenas conquistamos 32, esperamos mais em Pequim – assinalou Zhang Haifeng, porta-voz do Comitê Olímpico Chinês (COC).
Apesar do otimismo, Zhang reconheceu que o nível dos atletas dos concorrentes da China é muito alto, sobretudo os Estados Unidos, que conquistaram 36 medalhas de ouro em Atenas.
– É muito difícil conseguir nosso objetivo, porque nossos rivais são muito fortes, mas nossos atletas vão lutar – afirmou.
Com exceção de Zhang, todos os funcionários chineses ligados ao esporte evitaram fazer qualquer pronunciamento sobre as ambições olímpicas do país.
– A China nunca fixou como objetivo terminar em primeiro no quadro de medalhas. Ainda existem diferenças em muitas disciplinas esportivas entre a China e o nível máximo mundial – disse uma fonte do COC.
A delegação olímpica chinesa, com mais de 600 atletas, será apresentada oficialmente nesta sexta-feira.