| 17/07/2008 12h30min
O velocista chinês Liu Xiang, atual campeão olímpico e mundial dos 110 metros com barreiras, afirmou que não se sente pressionado pelo fato dos chineses depositaram nele todas as todas as esperanças de um bom desempenho na modalidade nos Jogos de Pequim.
– As pessoas podem pensar que estou sob grande pressão, mas a cada dia sinto que não sofro nenhuma – declarou o atleta à emissora pública chinesa CFTV.
No último 12 de junho, Liu perdeu o recorde mundial para o cubano Dayron Robles, que baixou o tempo do chinês em dois centésimos para situar a melhor marca de todos os tempos em 12s87 durante o Meeting de Ostrava, na República Tcheca.
O astro chinês deve travar uma grande disputa com o cubano e com os norte-americanos Terrence Trammell e David Payne, em uma das finais mais esperadas do atletismo nos Jogos de Pequim. Mas apesar da força dos rivais, tanto ele quanto seu técnico estão confiantes.
– Meu nível está aí e a chave é aproveitar a oportunidade – declarou Liu. – Não importa o quão fortes sejam os rivais, ele está competindo contra si mesmo – declarou o técnico Sun Haiping.
Liu deu à China seu primeiro ouro olímpico no atletismo nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas. Depois disto se tornou o segundo atleta mais bem pago do país, atrás apenas do jogador de basquete Yao Ming, e passou a estrelar vários anúncios publicitários.
EFE