| 16/07/2008 13h29min
O nadador Wu Peng, destaque chinês nos 200m borboleta, afirmou que pode superar o norte-americano Michael Phelps, grande favorito nas piscinas dos Jogos Olímpicos de Pequim.
– Resta menos de um mês à frente e aproveitarei cada minuto para melhorar a forma – comentou Wu à agência de notícias Xinhua após um treino na província de Yunnan, sudoeste do país.
No Mundial de Esportes Aquáticos de 2007, na cidade australiana de Melbourne, Wu conseguiu um tempo de 1min52s09, atrás de Phelps. Em 2008, sua melhor marca foi de 1min54s82, feita em março.
– Ainda há um abismo entre eu e Phelps, mas farei o que puder para reduzir esta diferença – comentou Wu, de 21 anos.
Wu é considerado uma das grandes esperanças da natação chinesa para os Jogos de Pequim. Em 2001, com apenas 14 anos, ele conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Nacionais Chineses.
Dois anos depois, nos Jogos Asiáticos, o jovem se destacou ao conseguir três medalhas de ouro, nos 200m borboleta, 400m medley e 200m costas, sempre derrotando japoneses.
No entanto, ele decepcionou nos Jogos de 2004, em Atenas, ficando apenas na sexta posição. Ele disse que a inexperiência pesou e prometeu se redimir em agosto.
– Não voltarei a perder essa oportunidade – comentou Wu.
O melhor momento da natação chinesa em Jogos Olímpicos foi na edição de 1996, na cidade norte-americana de Atlanta, com Jiang Chengji chagando em quarto nos 50m livre.
Michael Phelps chega a Pequim disposto a bater o recorde de seu compatriota Mark Spitz, que obteve sete medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1972, na cidade alemã de Munique.
EFE