| 13/07/2008 16h17min
Assim como havia acontecido em 2006, Tommy Robredo é o campeão do Torneio de Bastad. Com extrema facilidade, o espanhol bateu neste domingo o tcheco Tomas Berdych por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1, para voltar a faturar um título de ATP, o sétimo da carreira, após nove meses de jejum.
Em 2008, Robredo vinha cumprindo temporada bastante modesta para quem freqüentou o top dez do ranking de entradas por praticamente todo o ano passado. Apesar de ter mudado um pouco a maré com o início dos eventos de saibro, atingindo o vice-campeonato em Varsóvia, o tenista ainda não havia brilhado a ponto de faturar uma taça, sensação que ele não sentia desde outubro de 2007, quando triunfou no piso rápido de Metz.
Cabeça-de-chave número três em Bastad, o espanhol confirmou neste domingo o grande retrospecto na terra batida da Suécia, onde já havia faturado o troféu há dois anos, além de ter sido semifinalista em outras três oportunidades. Confirmando o bom histórico, na atual edição da competição ele teve como ponto alto a vitória nas semifinais, em que venceu de virada o compatriota David Ferrer, número quatro do mundo.
Em apenas 1h14min de bola em quadra, o 17º colocado do ranking de entradas superou Berdych, dono da 23ª posição. Na análise dos números da partida, destaca-se o bom aproveitamento de primeiro saque de Robredo (82%), que lhe ajudou a salvar três dos quatro break points que encarou em toda a partida.
Sem mostrar reação, o tcheco, que voltava à final de um ATP depois de 13 meses, realizou um segundo set bastante ruim. Ao final do encontro, o tenista que reside em Monte Carlo alegou que dores no joelho atrapalharam sua apresentação.
GAZETA PRESS
Robredo confirmou neste domingo o grande retrospecto na terra batida da Suécia
Foto:
Lionel Cironneau, AP