| 12/07/2008 12h37min
A situação observada nas três últimas corridas da MotoGP se repetiu no Grande Prêmio da Alemanha. Confirmando o grande momento, Casey Stoner mais uma vez largará na frente em uma etapa da temporada 2008 ao conseguir neste sábado quebrar novamente o recorde do circuito de Sachsenring, desta vez com o tempo de 1min21s067.
Atual campeão da categoria, Stoner cumpria um ano para se esquecer até 8 de junho, quando iniciou nova fase na Catalunha. Se não conseguiu faturar a prova espanhola (teve de se contentar com o terceiro posto), ali o australiano cravou a primeira pole position de uma série que neste sábado chegou a quatro.
Nesse meio-tempo, o piloto da Ducati reagiu na classificação geral e, com vitórias na Inglaterra e na Holanda, voltou a pensar em reaver o título mundial.
Para buscar na Alemanha o terceiro triunfo consecutivo, Stoner pulverizou os adversários mais uma vez. Grande destaque dos treinos livres realizados na sexta-feira, ele confirmou o favoritismo no qualifying ao cravar com 1min21s067 o novo recorde da pista, quebrando a marca que havia garantido no dia anterior (1min21s582).
Desse modo, ficou fácil para o australiano, que impôs vantagem de três décimos de segundo para o espanhol Dani Pedrosa, líder do Mundial que partirá em segundo na corrida marcada para este domingo. Confirmando a fama de “leão de treino”, o norte-americano Colin Edwards novamente brilhou no classificatório e fechará a primeira fila.
Na seqüência, destaque para o italiano Andrea Dovizioso, que anotou a quarta posição com a Jir Team Scot, e para o espanhol Jorge Lorenzo, que superou o mau desempenho mostrado nos treinos livres para ser o quinto mais rápido.
De quebra, o jovem piloto ainda deixou para trás seu parceiro de Fiat Yamaha, o italiano Valentino Rossi, grande decepção deste sábado ao cravar 1min21s845, ficando apenas com o sétimo lugar. Na sexta colocação, entre os companheiros de equipe, apareceu o francês Randy de Puniet, da Honda LCR.
GAZETA PRESS