| 08/07/2008 20h18min
Convocado pelo técnico Dunga para disputar os Jogos Olímpicos, no próximo mês em Pequim, Ronaldinho Gaúcho tem sua presença ameaçada no torneio. Em nota oficial, o Barcelona anunciou que não pretende liberar o craque. Nesta terça-feira, o jogador esteve em São Paulo para participar de um evento. Durante a entrevista coletiva que concedeu, Ronaldinho evitou encarar qualquer polêmica de frente. As informações são do site GloboEsporte.com.
Cauteloso como de costume nas declarações, o Gaúcho preferiu apenas exaltar a honra de disputar novamente uma Olimpíada (esteve em Sydney 2000).
– A Olimpíada é um sonho e a minha cabeça está focada para chegar bem lá. Minha cabeça está voltada só para a preparação física. Sobre a questão do Barcelona meu irmão é quem pode falar – diz o craque.
Roberto Assis, irmão e procurador de Ronaldinho, explicou que está confiante num acordo com o clube para liberação do craque.
– Acredito que o bom senso resolve tudo. O Barcelona, pela relação que temos e pelo que o Ronaldo já viveu... Vamos com cautela para resolver isso o quanto antes – diz Assis.
Ronaldinho não revela quanto pesa
Ronaldinho, questionado sobre seu peso atual e o peso ideal, foi interrompido pelo mediador da entrevista coletiva.
– Ele não vai responder sobre isso!
Mas Ronaldinho pediu a palavra:
– É melhor eu falar para não escreverem o que quiserem na imprensa.
Constrangido, o mediador deixou o craque seguir. Mas Ronaldinho voltou atrás e preferiu não responder.
– Não vou passar por cima de ti – disse o jogador, dando prosseguimento à coletiva.
Assis também não quis entrar na discussão.
– Esse tipo de coisa é o Paulo Paixão quem irá cuidar – completou Assis.
O preparador físico Paulo Paixão irá trabalhar com Ronaldinho nos dias que antecedem às Olimpíadas. Segundo ele, o jogador precisará de 30 dias para entrar em forma. Os Jogos de Pequim começam em 6 de agosto.
Convocação pelo presidente
Outra polêmica com a qual Ronaldinho esbarrou pela frente durante a coletiva foi o fato de sua convocação para Pequim ter sido anunciada ao público pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, antes que a comissão técnica falasse no assunto. O craque, uma vez mais, adotou tom cauteloso.
– Todos estão sendo convocados pelo técnico e pela comissão. Eles que resolvem. Estou feliz e motivado – acrescenta.
Segunda Olimpíada na carreira
– Poucos têm a possibilidade de jogar duas Olimpíadas, ir lá e conquistar aquilo que deixamos escapar. O objetivo é chegar e conquistar a medalha de ouro. Não tem motivação maior que essa. O grupo que vai para as olimpíadas vai ter essa possibilidade e não existe motivação maior.
Nem pensar em ficar fora de Pequim
– Eu penso muito positivo e em coisa boa. Imagino fazer coisas boas nas Olimpíadas e conquistando a medalha. Não penso em nada que não seja algo positivo.
Forma física ideal até agosto
– Tenho confiança de que vou chegar bem. Fiquei muito tempo sem jogar e nunca tinha passado por isso. Tenho uma motivação muito grande para os treinamentos. Tenho muita saudade de treinar e jogar. Para mim o pensamento é só treinar e pensar que tudo vai dar certo.
Ausência nos jogos da Seleção
– Tenho saudade de jogar pela seleção. Não gosto de comentar (sobre os resultados) porque de fora é fácil falar. Difícil é quando se está lá dentro. O que posso dizer é que estou louco para voltar para a seleção.
Conselho de Deco para sair do Barcelona e ir para o Chelsea
– Deco é um grande amigo e a gente sempre escuta. Como amigos, a gente tem diálogos e nem sempre está de acordo com o que o outro pensa. Meu respeito e minha admiração por ele continuam 100% porque ele fala pensando sempre no melhor para mim.
Ronaldinho gaúcho concedeu entrevista um dia depois de ter sido convocado para a Olimpíada
Foto:
Xavier Bertral, EFE