| 07/07/2008 18h27min
Em seu primeiro desafio contra uma equipe de ponta, a seleção brasileira surpreendeu e fez um jogo equilibrado contra a Grécia, mas perdeu por 72 a 65, em amistoso válido pelo Torneio de Acrópolis. A competição é preparatória para o Torneio Pré-Olímpico Mundial, que também será disputado na capital grega entre os dias 14 e 20 de julho.
Os anfitriões gregos comandaram o placar durante grande parte do confronto. A equipe da casa terminou o primeiro quarto com uma vantagem de seis pontos, com 21 a 15, mas viu o Brasil voltar melhor no segundo quarto, marcar oito pontos em seguida e virar o placar para 23 a 21.
Nos momentos finais da primeira metade de jogo, no entanto, os gregos se recuperaram, impuseram sua força e retomaram a vantagem, mas desta vez ainda maior: oito pontos, com a parcial de 41 a 33 após os dois primeiros quartos.
No intervalo, o técnico espanhol Moncho Monsalve acertou os detalhes necessários para o Brasil se recuperar, e deu resultado: a vantagem grega caiu gradativamente até chegar a apenas três pontos no encerramento do terceiro quarto.
Nos 10 minutos finais, a equipe nacional melhorou ainda mais, chegando ao empate por 60 a 60 e conseguiu inclusive a virada, pulando para 65 a 64 a apenas 3min29s do final da partida.
Só que a seleção brasileira parou por aí, e cometeu sucessivos erros até o último quarto. Sem marcar uma cesta sequer, o time nacional viu a Grécia abrir 8-0 e terminar a partida com uma vitória por 72 a 65, na abertura do Torneio de Acrópolis.
O Brasil volta à quadra nesta terça-feira, às 13h30min (de Brasília), para enfrentar a seleção da Croácia. No mesmo dia, mas às 16h, a Grécia encara a Austrália.