| 01/07/2008 22h24min
Sob o olhar atento do novo reforço, Jardel, o Criciúma perdeu por 3 a 0 para o Paraná, em pleno Heriberto Hülse, na noite desta terça-feira, em partida válida pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols só saíram no segundo tempo e foram anotados por Giuliano, aos 14 minutos, Naves, aos 21 e Clênio, aos 33.
Dois jogadores do Criciúma foram expulsos. Os cartões antecederam os dois primeiros gols do adversário. Basílio, que já tinha um amarelo, foi expulso após uma falta dura na entrada da área, logo aos 8 minutos do segundo tempo. Depois, quando já perdia por 1 a 0, o Criciúma ainda teve a baixa de Wescley, aos 19.
Paraná fugiu da zona de degola
Com a vitória no Heriberto Hülse, o Paraná fugiu da zona da degola, onde figurava desde o início da Série B. Os paranistas alcançaram a 13ª colocação da tabela, com 10 pontos em nove jogos.
O Criciúma tem a mesma pontuação e número de jogos, no entanto, soma uma vitória a mais, totalizando três partidas vencidas, um empate e cinco derrotas, na 11ª posição. O Tigre ainda amarga o pior ataque da competição, com apenas seis gols anotados.
Primeiro tempo
O Paraná começou o primeiro tempo pressionando na casa do adversário. Quem mais levou perigo à área do Criciúma nos primeiros minutos foi Everton. Aos 5, ele teve uma boa chance de marcar em um chute cruzado e rasteiro, que passou pelo lado esquerdo da trave.
Depois, o Criciúma encaixou e, aos 9 minutos, Valdeir passou para Cláudio que avançava pelo lado direito. Ele cruzou e encontrou Jael, que bateu de frente para o gol e o goleiro Gabriel defendeu no reflexo.
Aos 10 minutos, o Paraná chegou a balançar a rede, mas o atacante Gilson, que estava na pequena área para receber o cruzamento e cabecear, adiantou-se e o árbitro marcou impedimento.
Aos 17, mais uma vez Jael teve chance de abrir o placar. Ele ajeitou de fora da área, bateu no ângulo e a bola raspou na trave pelo lado esquerdo de Gabriel. Depois, aos 25, Jael cabeceou e a bola mais uma vez passou muito perto e foi para fora.
Aos 40 minutos, Valdeir lançou Zulu na área, que chegou para matar de cabeça, mas o goleiro Gabriel mostrou que estava atento no lance e fez outra excelente defesa.
Etapa final com gols e expulsões
Gelson Silva mexeu no Criciúma tirando Valdeir e colocando Mateus. Pelo lado do Paraná, Perrô trocou Vágner por Léo.
Logo aos 8 minutos o volante Basílio, do Criciúma, levou o segundo amarelo e foi expulso ao cometer falta em Rogerinho na entrada da área. Com um a menos, Gelson da Silva colocou Luiz André no lugar de Reginaldo Araújo para suprir o espaço deixado por Basílio na marcação.
Aos 14 minutos, a bola cruzou três vezes a pequena área em um bate e rebate que deixou a zaga do Tigre e o goleiro Zé Carlos tontos. A sobra ficou nos pés de Giuliano que não perdoou e abriu o placar para o Paraná no Heriberto Hülse.
Perdendo por 1 a 0, o Criciúma, que já tinha um a menos em campo, sofreu outra baixa. Wescley foi expulso por uma chegada dura e desnecessária no jogador adversário. Com apenas nove no gramado, o Tigre deixou espaço aberto para levar o segundo.
O segundo gol saiu aos 21, a partir de um cruzamento de Everton. A bola passou direto por Gilson e caiu nos pés de Naves, que chutou de frente para o gol de Zé Carlos e anotou o segundo do time visitante.
Depois, aos 33, com total domínio, o Paraná ainda marcou outro. Clênio entrou no lugar de Gilson e, em seu primeiro lance de finalização, anotou o terceiro em um chute cruzado da direita da pequena área.
Aos 37 minutos, Leo foi expulso pelo lado do time vencedor. O Criciúma ainda tentou algumas finalizações com Luciano Bebê, mas não conseguiu superar a falta de dois jogadores e a desorganização em campo.