| 30/06/2008 17h28min
A seleção brasileira masculina de basquete estréia nesta terça-feira, às 18h, contra a Colômbia no 43º Campeonato Sul-Americano, disputado no Chile. A ESPN Brasil transmite ao vivo. Brasil e Colômbia se enfrentaram 19 vezes na história da competição, de 1930 a 2006, e os brasileiros ganharam todos os jogos. O último confronto aconteceu no Sul-Americano do Chile, em 2001, com vitória da equipe verde e amarela por 97 a 66.
— A equipe está numa crescente, conforme previsto. O grupo melhorou a cada jogo e fez uma grande partida contra a Argentina, na sexta-feira. Perdemos nos últimos dois minutos por alguns detalhes, mas o importante é que o time se comportou bem em quadra. Quanto à estréia, temos que fazer o nosso jogo, que é marcar forte e sair rápido para o contra-ataque, para desestabilizar a defesa adversária — explicou Paulo Sampaio, que faz sua estréia no comando da seleção.
O ala/pivô catarinense Guilherme Teichmann, de 24 anos, explica que a equipe sabe o
que fazer em quadra para
buscar o bicampeonato.
— O time está bem melhor do que quando chegou ao Chile. Com os amistosos, vimos que somos capazes de vencer quando fazemos uma defesa forte e jogamos com consciência no ataque, sem desperdiçar bolas. É assim que temos que nos comportar no Sul-Americano para alcançar o título — comentou Guilherme, que foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio (2007).
Na primeira fase, os brasileiros enfrentam ainda Chile, Argentina, Venezuela e Uruguai. Os dois primeiros colocados disputam o título no domingo. A equipe do Brasil é a atual campeã e busca o 18º título do continente.