| 25/06/2008 20h43min
As seleções de basquete do Brasil e da Venezuela disputam, nesta quinta-feira, às 21h, o primeiro dos dois Jogos Desafio Eletrobrás, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio. A segunda partida acontece na sexta-feira, às 18h30min. A entrada é franca, com transmissão ao vivo pelo canal Sportv dos dois confrontos. Brasil e Venezuela se enfrentaram 37 vezes em competições oficiais, com 31 vitórias dos brasileiros contra seis dos venezuelanos. O último confronto foi no Pré-Olímpico de Las Vegas, em 2007, e a equipe verde-amarela levou a melhor: 101 a 75.
— São jogos muito importantes para todos nós, por serem os primeiros amistosos da equipe e no Brasil. É claro que vamos entrar para ganhar, mesmo estando no início do trabalho. No primeiro tempo, vou utilizar no máximo nove jogadores. Na etapa final, dependendo do resultado, posso colocar todos os 12 atletas. De um modo geral, para que consigamos bons resultados, principalmente no Pré-Olímpico, é fundamental que o time sofra de 72 a 78 pontos e faça 80 ou mais pontos. O grupo está evoluindo a cada treino e isso é muito importante dentro do objetivo de conquistar a vaga olímpica — explicou o técnico Moncho Monsalve, que deve começar com Marcelo Huertas, Alex Garcia, Marcelinho Machado, João Paulo e Tiago Splitter.
— Ainda estamos na fase de entrosamento, com os atletas mais velhos conhecendo os mais novos. Nesses primeiros 13 dias de treinamento já deu para assimilar bem a filosofia do técnico Moncho. Cada jogador está buscando seu posicionamento dentro da quadra para facilitar a movimentação da jogada. Individualmente o grupo é muito bom e aos poucos estamos transformando nosso jogo em coletivo. O mais importante é que cada um de nós está muito motivado e vamos fazer de tudo para classificar o Brasil para a Olimpíada de Pequim — disse o ala Alex Garcia.