| 30/06/2008 13h37min
O último tenista a bater Roger Federer sobre quadras de grama terá a chance de reencontrar o suíço na edição 2008 de Wimbledon. Trata-se de Mario Ancic, que se credenciou para enfrentar o melhor tenista do mundo ao superar maratona de três horas e 49 minutos e cinco sets diante do espanhol Fernando Verdasco: parciais de 3/6, 4/6, 6/3, 6/4 e 13/11.
Em 2002, as mesmas quadras do All England Club viram Ancic eliminando, com parciais de 6/3, 7/6 (7-2) e 6/3, o então promissor Federer logo na primeira rodada do Grand Slam britânico. Desde então, passaram-se seis anos e exatos 63 jogos para Federer sobre a superfície mais rápida do tênis, sendo que ele não foi derrotado em nenhuma oportunidade, em uma série que inclui cinco títulos tanto em Halle quanto no tradicional evento de Londres.
Nas quartas-de-final em 2008, o croata terá mais uma chance de vencer o suíço, atualmente dono da primeira colocação do ranking de entradas e que despachou Lleyton Hewitt na abertura da rodada desta segunda. Para alcançar essa fase, o tenista nascido em Split enfrentou muitas dificuldades: precisou disputar incríveis 355 pontos para bater Verdasco, que atua bem na grama e era o cabeça-de-chave número 20 de Wimbledon.
Na batalha, Ancic teve chances tanto de vencer mais facilmente, uma vez que desperdiçou vantagem de sacar em 5/4 no quinto set, quanto de ser derrotado – o espanhol abriu 4/1 na quarta parcial antes de perder cinco games consecutivos. Desse modo, o croata comemorou após anotar 15 aces e ser eficiente junto à rede, onde venceu 40 de 66 pontos jogadas.
GAZETA PRESS