| 26/01/2003 20h14min
O Joinville perdeu para o Atlético Hermann Aichinger por 1 a 0 neste domingo, dia 26, em Ibirama, pela segunda rodada do Grupo A do Campeonato Catarinense de 2003. O JEC volta a campo na próxima quarta, dia 29, para enfrentar o Criciúma. Já a equipe de Ibirama pega no mesmo dia o Avaí. O gol foi marcado pelo atacante Marcelo França, aos 11 minutos do segundo tempo, e garantiu ao time do Vale do Itajaí Ibirama a liderança isolada no Grupo A.
Atlético e Joinville entraram em campo no Hermann Aichinger sabendo que uma vitória significava a liderança. Mesmo assim, o primeiro tempo teve poucas chances de gol. Enquanto o time da casa pressionava, o Joinville abusava dos lançamentos para o atacante Didi (ex-Corinthians e Juventude), que estreou com atuação discreta.
A partida foi tão morna na primeira etapa que o juiz Clésio Moreira dos Santos, o Margarida, era a maior atração para a torcida. Num dos únicos lances de perigo, o goleiro Pedro Paulo, do Atlético, se enrolou com os zagueiros, e a jogada quase terminou em gol contra.
No segundo tempo a história foi bem diferente. E o principal responsável pela mudança foi o treinador do Ibirama, José Antônio Martins. No intervalo, ele cobrou mais empenho da equipe e promoveu uma alteração decisiva.
Tirou o meia Carioca, que até fazia boa partida, e colocou o atacante Marcelo França, passando a atuar com três jogadores na frente. Muito mais ofensivo, o time da casa criou pelo menos três boas oportunidades antes de marcar.
Aos 11 minutos, numa confusão dentro da área a bola sobrou para Marcelo França, que só teve o trabalho de empurrar para dentro do gol. Depois de abrir o placar, o Atlético passou a atuar nos contra-ataques, enquanto o Joinville pressionava sem muita objetividade.
O treinador Luiz Carlos Martins fez três alterações, colocou o time no ataque, mas em nenhum momento o Joinville levou perigo ao gol de Pedro Paulo. Com o domínio total da partida, o Atlético só esperou o apito do árbitro para começar a saborear o gostinho da liderança.
RODRIGO BRAGA/AGÊNCIA RBS