| 24/06/2008 16h15min
Horas depois de anunciar a saída de Guilherme Macuglia, o Figueirense confirmou nesta terça, dia 24, o novo técnico para a seqüência do Brasileirão: trata-se de Paulo César Gusmão, de 46 anos. O novo treinador será apresentado na manhã desta quarta-feira, juntamente com o auxiliar Acácio. À tarde, PC Gusmão conhecerá o grupo de jogadores e dará início à preparação para a partida contra o Atlético-MG, domingo, às 16h, no Orlando Scarpelli, pela 8ª rodada do Brasileiro.
Natural do Rio de Janeiro, PC Gusmão tem um bom relacionamento com o gerente de futebol do Figueira, Anderson Barros, e isso teria facilitado seu acerto com o clube. PC Gusmão estava à frente do Itumbiara-GO, onde foi campeão estadual e entrou para a história do futebol goiano ao levar o título para o interior do estado após 38 anos.
Passagens pelos principais clubes
Depois de atuar como goleiro em sua época de jogador profissional, PC Gusmão iniciou sua carreira como auxiliar de Luxemburgo, no Corinthians. Depois, já como técnico, comandou o Vasco, Palmeiras, Cruzeiro (foi campeão mineiro em 2004 e 2006), Botafogo, Flamengo (passagem rápida, em 2004), São Caetano e Fluminense (salvou o time do rebaixamento, em 2006) e Náutico.
Terceiro técnico em 2008
Com a vinda do novo técnico, o Figueira realiza a sua terceira troca de treinador no Brasileirão. O primeiro foi Alexandre Gallo (que agora está no Atlético-MG) e que ficou no clube até a segunda rodada. Macuglia resistiu até a sétima, com três goleadas sofridas, um empate e uma vitória (sobre o Sport por 3 a 1).
Saída de Macuglia
Sobre a repentina saída de Guilherme Macuglia, o diretor superintendente da Figueirense Participações, Rodrigo Prisco Paraíso, comentou o desligamento do ex-técnico do Scarpelli:
— O Guilherme nos procurou no início da tarde. Ele ponderou sobre os jogos à frente do Figueirense, comentou sobre as dificuldades e, pelo seu histórico, resolveu abrir espaço para outro profissional.
Em relação ao técnico PC Gusmão, o dirigente acredita que o novo comandante alvinegro irá colocar o time novamente no caminho das vitórias:
— Com a chegada do PC, a equipe pode ter o seu retorno. Dificuldades em início de Brasileiro ocorrem como em 2002 e 2003. Acho que 2004 foi o nosso melhor começo. Apostamos que este grupo tem condições, mas quem tem que executar o trabalho são os atletas.
CLICRBS