| 21/06/2008 17h14min
Em jogo realizado neste sábado, pelas eliminatórias da Oceania, a Nova Caledônia derrotou Vanuatu por 3 a 0 e se classificou para enfrentar a Nova Zelândia em setembro, na decisão do representante do continente na repescagem para a Copa do Mundo de 2010. O classificado enfrentará o quinto colocado das eliminatórias asiáticas por uma vaga na competição da África do Sul.
Na partida disputada no estádio Numa-Daly Magenta, em Nouméa, capital da Nova Caledônia, os donos da casa venceram Vanuatu com facilidade, com gols marcados pelo capitão Pierre Wajoka, Michel Hmae e Patrick Diaike. Com este resultado, a Nova Caledônia somou oito pontos em quatro partidas disputadas e ficou a um da líder Nova Zelândia, que encerrará sua participação nesta fase das eliminatórias contra Fiji, em partida apenas para cumprir tabela.
Nova Zelândia e Nova Caledônia disputarão em setembro uma série de duas partidas para decidir o vencedor da zona da Oceania. As informações são do Globoesporte.com.
Nas últimas quatro Eliminatórias esta vaga na repescagem foi conquistada pela Austrália – que, a partir desta edição, passou a disputar a classificação para a Copa do Mundo pela Ásia. A Nova Caledônia é o país de nascimento do ex-meia do Real Madrid e da seleção francesa Christian Karembeu.