| 18/06/2008 10h46min
Nesta quarta-feira, a russa Svetlana Kuznetsova causou a maior surpresa do Torneio de Eastbourn, na Inglaterra até aqui ao cair logo em sua estréia, diante da promessa dinamarquesa Caroline Wozniacki.
Mais impressionante que a vitória de Wozniacki foi a facilidade com que a tenista de 17 anos se desfez da cabeça-de-chave número um, aplicando parciais de 6/1 e 6/2. A participação de Kusnetsova em Wimbledon durou apenas 1h05, já que a russa não atuava desde que foi eliminada nas semifinais de Roland Garros, há quase duas semanas.
Pior ainda para a russa é o fato de ela ter desperdiçado grande chance de ganhar terreno no ranking de entradas. Atualmente na quarta posição da lista, a favorita era a única tenista top quatro a entrar em quadra nesta semana, em que os torneios sobre quadras de grama servem de preparação para o Grand Slam britânico, cujo início está marcado para 23 de junho.
Sem ter nada a ver com isso, Wozniacki surpreendeu e manteve o ritmo da primeira rodada, quando já havia despachado por 6/3 e 6/2 a búlgara Tsvetana Pironkova (Kuznetsova não precisou jogar por ter recebido bye). Contando com as oito dupla-faltas cometidas pela russa, a dinamarquesa não teve dificuldades para colecionar oito break points, sendo que cinco deles foram convertidos.
Em seu serviço, a número 32 do mundo também se manteve firme e conseguiu sobressair nos momentos decisivos, uma vez que salvou seis das sete chances de quebra que a adversária teve à disposição. Nessa toada, a jovem seguiu para obter a vitória mais expressiva de sua carreira – já havia falhado ao tentar bater outras tenistas top como Maria Sharapova, Ana Ivanovic e a própria Kuznetsova, que havia levado a melhor em sets diretos no Torneio de Indian Wells, neste ano.
Garantida nas quartas-de-final, Wozniacki pode ter como próxima adversária uma tenista que já liderou o ranking da WTA, Amelie Mauresmo. O embate acontecerá se a francesa confirmar o favoritismo diante da australiana Samantha Stosur.
GAZETA PRESS