| 18/06/2008 04h22min
O alfabeto árabe torna praticamente impossível a missão de tentar entender as notícias divulgadas pela rede Al-Jazeera, do Catar. Mas, desde o início da semana, um rosto muito conhecido dos gaúchos tem aparecido no site da emissora. Vestindo camisa da Seleção Brasileira, Fernandão, que assina contrato hoje e retornará amanhã a Porto Alegre, aparecia em destaque.
Para tentar entender como a imprensa local tem repercutido a contratação do craque, ZH pediu ajuda ao diretor do centro cultural islâmico do Rio Grande do Sul e fundador do grupo de diálogo inter-religioso, o advogado palestino Ahmad Ali, que desde 1955 vive no Estado - e é torcedor colorado.
Atacante brilhante, estrela do Internacional, com bons antecedentes e disciplinado são
alguns dos adjetivos usados no site da Al-Jazeera e também no do
clube Al-Gharafa para descrever o jogador. O clube destaca ainda a chegada do craque ao aeroporto internacional de Doha, onde foi recepcionado por dirigentes e traz um espaço para comentários de torcedores do time. Um deles deseja sorte à Fernandão, esperando que ele "tenha êxito" na nova equipe.
A Al Jazeera também destaca as conquistas do atacante à frente do clube gaúcho, a principal delas o título do Mundial Interclubes, conquistado em 2006. E ressalta que, depois de fazer os exames médicos de praxe, o brasileiro - assinou um contrato por duas temporadas - estará pronto para se juntar ao time do técnico Marcos Paquetá, também brasileiro.
Se depender do presidente da emissora, xeque Hamad bin Thamer al-Thani, o rosto de Fernandão deverá aparecer com cada vez mais freqüência na mídia do Catar. Isso porque, além de ter o controle da emissora, Al-Thani, também financia o Al-Gharafa. Para completar, é primo do emir do Catar, Hamad bin Khalifa al-Thani. Mas é importante
ficar atento: a rede de
comunicação Al-Jazeera não tem nada a ver com o clube Al-Jazira, dos Emirados Árabes, onde foi trabalhar o técnico Abel Braga.