| 22/01/2003 22h26min
O Atlético de Ibirama ignorou o favoristimo do Figueirense e derrotou o alvinegro por 2 a 0 nesta quarta, dia 22, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Os atacantes Carioca e Marcelo França foram aos autores dos gols da partida, válida pela primeira rodada do Catarinense 2003. Curiosamente, no campeonato do ano passado, o Furacão do Estreito sagrou-se campeão com uma campanha irrepreensível, a não ser por uma única derrota, justamente para o mesmo Atlético de Ibirama, também no Scarpelli.
No primeiro tempo, o Ibirama teve mais oportunidades, principalmente nos contra-ataques. O Figueirense, ao contrário, criou pouco.
Carioca quase fez o primeiro do Atlético logo no início do jogo, após um chute perigoso que raspou na trave.
A primeira chance do Figueira só surgiu por volta dos 20 minutos. Fernandes recebeu cruzamento de Zinho e chutou rasteiro para fora.
O Ibirama, no entanto, não parou de pressionar. Felipe e Canhoto fizeram boa tabela e, de frente para o gol, perderam a chance de marcar.
O gol acabou saindo aos 36 da etapa inicial. Após contra-ataque, Canhoto mandou cruzamento perfeito pela esquerda na cabeça de Carioca, que, livre, abriu o placar no Scarpelli. Na seqüência, Benson cruzou para Carioca que, por pouco, não fez o segundo.
Na etapa final, o Atlético continuou pressionando por meio dos contra-ataques, enquanto o Figueirense diminuiu mais ainda de produção.
O alvinegro teve chance de marcar em uma cobrança de bola parada. Mendes chutou bem, mas o goleiro Pedro Paulo defendeu.
Em outro contra-ataque, o Atlético aproveitou para ampliar. Marcelo França soltou uma bomba aos 27 da etapa final e marcou 2 a 0.
Quase no final, o Ibirama ficou com um jogador a menos em campo. Miguel, que já tinha um amarelo, foi expulso.
Mesmo em inferioridade numérica, Marcelo França, quase marcou o terceiro, após ficar de frente para o gol de Edson Bastos.
Na segunda rodada, o Figueirense enfrenta o Avaí no Estádio da Ressacada no domingo, dia 26, às 19h. Já o Atlético de Ibirama recebe o Joinville às 17h do mesmo dia.