| 22/01/2003 22h25min
O Criciúma venceu o Avaí por 1 a 0 na noite desta quarta, dia 22, pela primeira rodada do turno do Campeonato Catarinense de 2003. O atacante Tico marcou o gol do jogo, disputado no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. O Tigre volta a campo no sábado, dia 25, para enfrentar fora de casa o Tubarão. Já o Leão da Ilha recebe no domingo o arqui-rival Figueirense no clássico de Florianópolis.
As duas equipes construíram um bom primeiro tempo, apesar de nenhum gol ter sido marcado na etapa. O Tigre dominou totalmente a partida até os 25 minutos. Os mellhores lances partiram do lateral-direito Paulo Cesar Baier, tanto em cruzamentos para a área quanto em chutes de longa distância, como aos seis minutos, quando o jogador bateu forte no meio do gol, e o goleiro Flávio desviou para a linha de fundo.
O Leão, por sua vez, suportou bem a pressão do adversário. Com uma marcação eficiente, o time azurra manteve o Tigre longe da área e teve qualidade no ataque para criar as melhores chances da etapa.
Aos 25, o atacante Brener deixou o meia Reinaldo cara a cara com o goleiro Fabiano, que saiu bem do gol, desviando para a linha de fundo o toque do jogador.
A outra grande chance avaiana ocorreu aos 37. Num contra-ataque rápido, Brener recebeu da esquerda dentro da área e bateu de primeira. Apesar de forte, o chute saiu em cima de Fabiano.
No intervalo do jogo, o técnico Abel Ribeiro mudou o Criciúma, substituindo o meia Douglas pelo volante Cléber. Já o Avaí voltou sem mudanças para o segundo tempo.
O Tigre marcou gol logo aos três minutos da etapa final. A jogada começou em cobrança de falta na intermediária. Juca bateu em cima da barreira. No rebote, Cléber Gaúcho pegou firme e exigiu grande defesa de Flávio, que deu novo rebote. Dessa vez a bola sobrou para Delmer, que levantou na medida para Tico marcar de cabeça.
Dois minutos depois, o Leão teve a chance do empate. Em cobrança de falta ensaiada, Mazinho rolou para Brener. O atacante recebeu livre dentro da área, mas bateu em cima de Fabiano.
Assim como no primeiro tempo, a equipe de Florianópolis voltou a criar as chances mais agudas. Como aos 21, quando Marquinhos Rosa deu toque sutil pelo meio da zaga do Tigre, deixando Reinaldo na cara do gol. Mas o jogador tentou driblar o Fabiano e acabou desarmado.
Outra grande oportunidade do empate ocorreu aos 29. O atacante Marquinhos recebeu na ponta direita, cortou para dentro e bateu com violência: a bola saiu por cima, tirando tinta do travessão.
A melhor chance do Tigre foi um pouco antes, aos 25. Depois do escanteio, Luciano Almeida, mesmo marcado, subiu alto e cabeceou para baixo. Flávio fez boa defesa.
Em busca do empate, o técnico Adilson Batista alterou o esquema de jogo do 3-5-2 para o 4-4-2 e pôs em campo jogadores que se destacaram na Copa São Paulo de Juniores: os atacantes Leandro Farias, Flávio e João Paulo.
Mas as esperanças do empate diminuíram quando o volante Edmílson recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso pelo árbitro José Acácio da Rocha, de boa atuação.
Com um a mais em campo, o Criciúma por pouco não marcou o segundo gol. Aos 40, Luciano Almeida soltou a bomba, e Flávio fez outra boa defesa.