| 15/06/2008 11h13min
Portugal e Suíça era um jogo só para cumprir tabela na Eurocopa. Acabou ganhando importância inusitada para as duas equipes, que entram em campo hoje, às 15h45min de Brasília, na Basiléia. Os anfitriões, que já estão eliminados, querem se despedir com uma vitória. Para os portugueses, já classificados, um tropeço não influi na tabela, mas pode ser um sinal de que os jogadores sentiram a notícia, divulgada logo após a vitória contra a República Checa, da saída do técnico Luiz Felipe Scolari para o futebol inglês.
Ontem à noite, Felipão deu entrevista coletiva para esclarecer algumas dúvidas e garantiu que sua transferência não vai prejudicar o rendimento da seleção portuguesa. "Tenho contrato com Portugal até o final do mês. Fui liberado pela federação para assinar com o Chelsea. Todos sabíamos que um dia a relação terminaria. Agora, resolvi que o melhor para mim era o que foi decidido há três dias", disse. "Mas nesse momento estou me dedicando a Portugal. Tenho carinho pelo povo,
pelas pessoas com
quem trabalhei durante cinco anos e meio."
Scolari não gostou nem um pouco de analisar uma possível eliminação. "Quando Portugal perde, o responsável sou eu", disse. Ele não escondeu sua preocupação sobre a Alemanha, provável adversário na próxima fase. "Trata-se de uma equipe forte, organizada taticamente." Logicamente, Felipão prefere enfrentar a Áustria.
Quanto ao jogo de hoje, Scolari revelou que haverá trocas. "Não posso fazer 11 mudanças, já que tenho de manter alguns jogadores que já entraram e devo preservar outros." O atacante Cristiano Ronaldo confirmou que Felipão vai poupar titulares. "Acho que a maioria dos que ainda não atuaram se sairá bem", disse.
Mas o jogo que deverá ser emocionante é República Checa x Turquia. Ambas estão empatadas no Grupo A, o mesmo de Portugal, e disputam a segunda vaga. Se houver empate hoje, às 15h45, em Genebra, a decisão será nos pênaltis. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.