| 15/06/2008 07h08min
A seleção portuguesa, já classificada para as quartas-de-final da Eurocopa, enfrenta neste domingo a já eliminada Suíça, na Basiléia. A motivação da equipe de Luiz Felipe Scolari é terminar a primeira fase com 100% de aproveitamento no Grupo A.
Os suíços, após perderem nas duas primeiras partidas, querem deixar a Eurocopa conquistando sua primeira vitória na competição em toda a história. Em três torneios disputados - jogou também as de 1996, na Inglaterra, e 2004, em Portugal— o país tem seis derrotas e dois empates.
O futuro de Felipão foi o assunto mais comentado entre os portugueses, desde a vitória sobre a República Tcheca, na quarta-feira. O Chelsea anunciou que o técnico vai assumir o time inglês em julho. Contra a Suíça, Felipão deve escalar uma equipe com poucos titulares, para que possa fazer alguns testes e poupar atletas que vem de uma desgastante temporada, e evitando lesões.
Apesar de tudo, os jogadores à disposição de Felipão
encaram o jogo como uma chance de
demonstrar sua qualidade em torneio tão importante como é a Eurocopa, e sabem como a falta de compromisso de dedicação desagrada ao treinador.
A Suíça não poderá contar com os atacantes Derdiyok, Frei e Streller, todos machucados. O jogo também marcará a despedida do técnico Kobi Kuhn do comando da Suíça. Ele deixará o cargo após sete anos de trabalho, dando lugar ao alemão Ottmar Hitzfeld, ex-Bayern de Munique, a partir de 1º de julho.