| 13/06/2008 10h52min
Avaí e Vila Nova enfrentam-se nesta sexta-feira, na Ressacada, às 20h30min, e miram a parte de cima da tabela da Série B. Confronto que terá um duelo particular: Vandinho e Túlio Maravilha querem marcar gols em busca da artilharia do Brasil. A partida terá transmissão pela CBN/Diário e o acompanhamento dos lances pelo Minuto a Minuto do clicRBS.
Eles têm estilos diferentes. Aos 21 anos, o camisa 9 do Leão é tímido, enquanto o goleador do clube goiano, com 39 anos, costuma mostrar uma língua afiada. Mas eles têm algo em comum: fazem gols. Vandinho é o artilheiro da temporada, com 23 gols — 21 feitos no Estadual. Túlio marcou 19 — sendo cinco na Série B, onde divide a artilharia com Paulo Isidoro, do Fortaleza.
— O Túlio é experiente, se posiciona bem na área e dele eu tiro a calma na hora de fazer os gols. Ele gosta de marketing e
está encerrando a carreira em busca do milésimo gol. Nosso time tem
que ter cuidado — falou Vandinho.
Quando questionado sobre quem é o favorito para marcar na Ressacada, Vandinho não foi nada tímido.
— Sou eu mesmo.
Túlio vive um bom momento no Vila Nova. Na última rodada, fez os três gols na vitória contra o América-RN. De acordo com seus cálculos, tornou-se o maior goleador na história do Campeonato Brasileiro, com 191 gols, superando a marca de Roberto Dinamite.
Durante a sua carreira, Túlio foi bastante conhecido por ter uma língua afiada. Entretanto, ele prefere ser comedido ao comentar sobre quem irá se sair melhor no confronto dos artilheiros.
— Eu e o Vandinho estamos disputando o Troféu Friedenreich (que premiará o maior artilheiro do Brasil no fim do ano). Vou tentar manter a média, mas não vai ser fácil não. Ele é o favorito por estar jogando em casa — admitiu o atacante.
Túlio planeja encerrar a carreira após fazer o seu milésimo gol, número que
espera atingir em 2010. Até agora, deixou a sua marca em 841 ocasiões.
Abuda pode estrear
Dois pontos e nove posições separam Avaí e Vila Nova na tabela, o que mostra o equilíbrio do campeonato. Silas disse que o Leão, 12° colocado, vai para cima do time goiano, que ocupa o terceiro lugar. A dúvida é como será essa ofensividade.
Silas fez dois coletivos na semana. No primeiro, treinou no 3-5-2, colocando Rafael no lugar de Cássio, suspenso. Mas na quarta-feira, a Ressacada foi fechada à imprensa.
— Treinei uma outra possibilidade, que não é de hoje. Ela pode acontecer dependendo do que o Vila Nova apresentar. Estou assistindo aos jogos do rival. Em algumas partidas eles usaram três zagueiros, outras dois. A gente está criando muitas chances. O problema não é criar, é concluir. Esse é o ponto — afirmou o treinador.
Nesta quinta-feira, Silas treinou chutes e cruzamentos na área, tanto na defesa quanto no ataque do time. Valber sentiu dores nas costas, mas não deve
ser problema para o jogo.
Outra expectativa é a possível
estréia do atacante Abuda. Se isso ocorrer, Silas deve tirar um dos zagueiros. Mas há a opção de Valber atuar na ala direita, já que o Avaí está sem um jogador na posição. Então sairia Ferdinando.
Emerson já marcou o goleador do Vila
Na parte final do treino, Silas trabalhou o posicionamento da defesa. De acordo com o zagueiro Emerson, todos os detalhes devem ser cuidados.
— Temos que ter atenção a todos os jogadores, e o Túlio é um deles. Precisamos marcar forte e ter tranqüilidade — afirmou.
Emerson enfrentou Túlio por duas vezes, quando o goleador estava no Brasiliense e o zagueiro no Gama:
— O único gol que ele (Túlio) fez foi de mão, e eu não era o marcador.
O Vila terá duas alterações: Elízio foi confirmado na lateral esquerda, e Alisson de volante.