| 10/06/2008 16h57min
O velejador Bruno Fontes, que irá representar o Brasil na categoria Laser durante os Jogos Olímpicos de Pequim, está em Qingdao, na China, para treinar no campo de regatas onde serão disputadas as provas.
— A neblina aqui está muito forte. Parece o cenário do filme Piratas do Caribe. Isso está prejudicando bastante os treinos — relatou Fontes, que saiu do Brasil e chegou à China depois de dois dias de viagem com parte da equipe brasileira.
Com a visibilidade precária, todo o cuidado é pouco em um mar desconhecido.
— Dois velejadores da Dinamarca se perderam, acabaram numa praia distante do local dos treinos e tiveram de pegar carona para voltar ao clube — declarou o velejador, que chegou à China em tempo de treinar com a mesma fase da lua da época das competições que iniciam dia 8 de agosto.
Entre os objetivos de Bruno Fontes nestas duas semanas de treino na China, está a coleta de informações sobre a maré, corrente e regime dos ventos para facilitar a tomada de futuras decisões.
— Quanto mais se sabe sobre o local, mais fácil fica para velejar. Também quero aproveitar para testar a velocidade e fazer um comparativo com os outros velejadores que estão aqui — afirmou Fontes.